Londrina, Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019 -  Busca

05/02/2019

Livros para ler, pensar e viver

José de Arimathéia

Doutorando da UEL está produzindo livros infantis com fundo filosófico e uma estética metalinguística - e nem é parte de sua pesquisa

Imagine um livro infantil no qual o texto, poético, flui quase de forma líquida pelas páginas, entre desenhos aparentemente simples, mas que combinam com as palavras (que às vezes parecem soltas, mas não estão), têm uma dimensão simbólica, referências a clássicos e apontam para ideias fundamentais, como o tempo, a solidão, o trabalho, o desejo (e seu gêmeo consumo) e a morte. O historiador, escritor e documentarista Luís Henrique Mioto está produzindo cinco livros para abordar justamente estes temas e que devem ser lançados no final deste ano.

Doutorando em Educação na UEL, Mioto é um dos 16 membros da comunidade universitária da UEL que tiveram projetos culturais aprovados no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), relativos ao Edital 005/2018. Ao todo foram aprovados 56 Projetos Independentes de Bolsa de Estudo e Pesquisa, nas áreas de Teatro, Literatura, Fotografia, Arte de Rua, Circo, Música, Artes Gráficas, Preservação do Patrimônio e Cultura popular.

Mioto transita entre várias artes. Desde criança, desenhava histórias em quadrinhos (que guarda até hoje), produzia pequenos livros e foi estimulado pela mãe a investir na Arte. Formou-se em História da UEL (2006) e uniu estes conhecimentos ao cinema, produzindo documentários. Há cinco anos, participa de um projeto que criou um Centro de Memória Kaingang (Tamarana) onde ele ministra aulas de cinema e linguagem audiovisual, produzindo vídeos e filmes.

É comum unir as áreas de formação no exercício da carreira e pós-graduação. No Mestrado, partiu para a Filosofia da Educação, mesma área do Doutorado. No exercício profissional, também une saberes, na produção de artigos, longas metragens, documentários e aulas de cinema.

A paixão pela Literatura veio no meio deste percurso. Em 2014, publicou um livro pela editora da UEL e, há quatro anos, inscreveu-se num edital do PROMIC para Literatura e adaptar seus escritos. Foi o primeiro projeto na área, porque já teve anteriores, em Cinema, também aprovados. Em 2018, ele ficou em primeiro lugar na categoria Bolsa Criação e vai receber 30 mil reais para a primeira tiragem (300 exemplares). O lançamento dos livros, que serão distribuídos gratuitamente em escolas públicas, será acompanhado de um ciclo de cinco palestras a educadores, nas quais Mioto vai expor suas obras e demonstrar sua dimensão pedagógica, para uso em sala de aula.

Luís Henrique Mioto: Voltados às crianças (como o filho Lao, de 3 anos), os livros geram "mergulhos reflexivos" que levam ao autoconhecimento

TEMAS SUPREMOS

A coleção a ser lançada se chama "Temas Supremos" por abordar, de forma lúdica, conceitos fundamentais da Humanidade. Um dos livros é dirigido a crianças de 3 anos, aborda o tempo e se intitula "Foi" (desenhos da ilustradora Lauriane Casagrande). Os outros, para crianças com idade superior (ilustrados por Ricardo Bagge), trazem duas crianças como personagens (Jussara e Benedito, ambos com 7 anos) e apresentam os outros temas a partir de situações ordinárias. A reflexão sobre a morte, por exemplo, começa quando Jussara encontra um besouro em dificuldades.

Desejo/consumo tem início a partir da descoberta de tantos objetos no armário do avô. Mioto comenta: "São temáticas poéticas voltadas às crianças, ou até mesmo adultos, que geram mergulhos reflexivos e levam ao autoconhecimento".

Para produzir as obras, Mioto realiza intensa pesquisa - que aliás faz parte da natureza do projeto aprovado. Assim, muitas referências da Literatura Clássica aparecem em seus livros: Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Peter Pan, Mágico de Oz, entre outros. O resultado são textos que serpenteiam ou dançam pelas páginas, entre desenhos que às vezes lembram um livro didático do ensino básico. Olhados atentamente, revelam conceitos fundamentais da Humanidade e convidam ao prazeroso exercício de filosofar. Mesmo com apenas três anos de idade.

17h29 Reitoria divulga nova data de debate sobre Lei Geral das Universidades
  16h58 Estudantes participam de aula prática em canteiro de hortaliças
  16h00 Professora da UEL recebe prêmio nacional por pesquisa sobre jovens e o tráfico de drogas
  15h47 Pesquisas da UEL são selecionadas pelo Programa Sinapse da Inovação