Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2019 -  Busca

01/02/2019

Revista da Ciência da Informação é destaque nacional

Bia Botelho

Publicações da Ciência da Informação se destacam pelo pioneirismo, qualidade de conteúdo e cooperação entre pesquisadores de todo o país e do exterior

Somente três revistas científicas brasileiras da área de Ciência da Informação são avaliadas como A2 no Sistema Qualis Capes, dentre as quais está a "Informação & Informação", ligada à Pós-graduação em Ciência da Informação da UEL, criada em 1996. Periódicos com essa avaliação são considerados de forte influência nacional e contam com autores ou coautores participantes ou filiados de instituições estrangeiras, além de serem indexados em base de dados nacionais e internacionais.

Para chegar a este nível, a revista precisou passar por um trabalho contínuo nesses 23 anos de atuação. De acordo com a professora Brígida Maria Nogueira Cervantes (Departamento de Ciência da Informação) e editora desde 2011, são publicados três números por ano, sendo um deles temático, e "de modo corrente, sem atrasos", como ressalta a docente.

Em média, são publicados 28 textos por número, entre artigos e relatos de experiência. Os temas mais publicados são: Epistemologia da Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação, Gestão da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Comunicação e Acesso à Informação, entre outros.

A área atua na análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação, ou seja, ela é responsável por transformar dados em conhecimento. Por isso a professora destaca a relevância das pesquisas, principalmente em tempos de produção massificada de conteúdo. "Informação é tudo. Se não tem, a sociedade perece de alguma forma".

A qualidade da revista se faz pela relevância e pertinência das pesquisas publicadas. Brígida conta que há preferência para produções de pós-doutores, doutores e doutorandos. Além disso, há uma aproximação com pesquisadores do Uruguai, Espanha e Reino Unido, o que leva à publicação de artigos também em espanhol e inglês. Outro ponto que visa à qualidade são as avaliações feitas por dois ou, quando necessário, três membros do comitê editorial nacional e internacional.

Em 2004, o periódico passou a ser publicado somente online pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Na página da "Informação & Informação", disponível no Portal de Periódicos da UEL, estão disponibilizados todos os artigos publicados desde a primeira edição e um instrumento para controle de vocabulários de descritores utilizados na área.

Para as professoras Ana Cristina de Albuquerque e Brígida Cervantes, as publicações certificam a qualidade do Programa de Pós-graduação

DESTAQUE NACIONAL

Brígida Cervantes destaca o bom desempenho da revista pela valiosa cooperação de pesquisadores de pós-graduação na área. No Brasil, existem atualmente 28 Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, sendo o da UEL o único do estado do Paraná. "Em termos de Programa, representamos o Paraná. A UEL contribui nessa área no sentido de manter um periódico voltado para as temáticas atuais e relevantes", afirma a professora.

Nesse sentido, ela destaca que a revista já recebeu submissões e publicou artigos de todas as pós- graduações da área do país. Para a professora Ana Cristina de Albuquerque, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, a boa avaliação do periódico implica diretamente na pós-graduação. "É como se validasse o Programa, como um certificado de qualidade", explica.

Com essa avaliação positiva, o Programa inicia em 2019 a primeira turma de Doutorado, com 10 vagas, aprovado no final do ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Mestrado Acadêmico, iniciado em 2012, já formou cinco turmas, oferecendo 20 vagas a cada ano.

Além da pós-graduação, a UEL é a única universidade paranaense a oferecer os cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para Brígida esta é uma importante contribuição que a instituição presta para a área, por exportar alunos e ciência para outras cidades, outros estados e até outros países. "Nossos alunos têm colocação muito boa no mercado de trabalho", completa Ana Cristina.

INFORMAÇÃO@PROFISSÕES

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação também produz a revista Informação@Profissões, um periódico técnico-científico eletrônico, que surgiu em 2012 após a oferta e conclusão de três turmas do primeiro Mestrado Profissional em Gestão da Informação do Brasil - outro destaque de pioneirismo do Departamento. Ela também está disponibilizada no site do Portal de Periódicos da UEL.

São publicados dois números por ano e 10 artigos em cada um. Os trabalhos são resultantes de pesquisas relacionadas à atuação profissional, com relatos de experiência e comunicações de resultados de atividades, como por exemplo, de ações realizadas em Serviços de informação, arquivos, bibliotecas e museus. Brígida Cervantes, que também é editora desta publicação, afirma que a revista ainda está começando, sendo avaliada como B5 no estrato Qualis/ Capes, mas que já demonstra "clara contribuição da UEL para atuação profissional, ligada a área de informação, criando um canal de divulgação".

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.388. Confira a edição completa:

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores