Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
01/02/2019  

Revista da Ciência da Informação é destaque nacional

Bia Botelho

Publicações da Ciência da Informação se destacam pelo pioneirismo, qualidade de conteúdo e cooperação entre pesquisadores de todo o país e do exterior

Somente três revistas científicas brasileiras da área de Ciência da Informação são avaliadas como A2 no Sistema Qualis Capes, dentre as quais está a "Informação & Informação", ligada à Pós-graduação em Ciência da Informação da UEL, criada em 1996. Periódicos com essa avaliação são considerados de forte influência nacional e contam com autores ou coautores participantes ou filiados de instituições estrangeiras, além de serem indexados em base de dados nacionais e internacionais.

Para chegar a este nível, a revista precisou passar por um trabalho contínuo nesses 23 anos de atuação. De acordo com a professora Brígida Maria Nogueira Cervantes (Departamento de Ciência da Informação) e editora desde 2011, são publicados três números por ano, sendo um deles temático, e "de modo corrente, sem atrasos", como ressalta a docente.

Em média, são publicados 28 textos por número, entre artigos e relatos de experiência. Os temas mais publicados são: Epistemologia da Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação, Gestão da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Comunicação e Acesso à Informação, entre outros.

A área atua na análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação, ou seja, ela é responsável por transformar dados em conhecimento. Por isso a professora destaca a relevância das pesquisas, principalmente em tempos de produção massificada de conteúdo. "Informação é tudo. Se não tem, a sociedade perece de alguma forma".

A qualidade da revista se faz pela relevância e pertinência das pesquisas publicadas. Brígida conta que há preferência para produções de pós-doutores, doutores e doutorandos. Além disso, há uma aproximação com pesquisadores do Uruguai, Espanha e Reino Unido, o que leva à publicação de artigos também em espanhol e inglês. Outro ponto que visa à qualidade são as avaliações feitas por dois ou, quando necessário, três membros do comitê editorial nacional e internacional.

Em 2004, o periódico passou a ser publicado somente online pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Na página da "Informação & Informação", disponível no Portal de Periódicos da UEL, estão disponibilizados todos os artigos publicados desde a primeira edição e um instrumento para controle de vocabulários de descritores utilizados na área.

Para as professoras Ana Cristina de Albuquerque e Brígida Cervantes, as publicações certificam a qualidade do Programa de Pós-graduação

DESTAQUE NACIONAL

Brígida Cervantes destaca o bom desempenho da revista pela valiosa cooperação de pesquisadores de pós-graduação na área. No Brasil, existem atualmente 28 Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, sendo o da UEL o único do estado do Paraná. "Em termos de Programa, representamos o Paraná. A UEL contribui nessa área no sentido de manter um periódico voltado para as temáticas atuais e relevantes", afirma a professora.

Nesse sentido, ela destaca que a revista já recebeu submissões e publicou artigos de todas as pós- graduações da área do país. Para a professora Ana Cristina de Albuquerque, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, a boa avaliação do periódico implica diretamente na pós-graduação. "É como se validasse o Programa, como um certificado de qualidade", explica.

Com essa avaliação positiva, o Programa inicia em 2019 a primeira turma de Doutorado, com 10 vagas, aprovado no final do ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Mestrado Acadêmico, iniciado em 2012, já formou cinco turmas, oferecendo 20 vagas a cada ano.

Além da pós-graduação, a UEL é a única universidade paranaense a oferecer os cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para Brígida esta é uma importante contribuição que a instituição presta para a área, por exportar alunos e ciência para outras cidades, outros estados e até outros países. "Nossos alunos têm colocação muito boa no mercado de trabalho", completa Ana Cristina.

INFORMAÇÃO@PROFISSÕES

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação também produz a revista Informação@Profissões, um periódico técnico-científico eletrônico, que surgiu em 2012 após a oferta e conclusão de três turmas do primeiro Mestrado Profissional em Gestão da Informação do Brasil - outro destaque de pioneirismo do Departamento. Ela também está disponibilizada no site do Portal de Periódicos da UEL.

São publicados dois números por ano e 10 artigos em cada um. Os trabalhos são resultantes de pesquisas relacionadas à atuação profissional, com relatos de experiência e comunicações de resultados de atividades, como por exemplo, de ações realizadas em Serviços de informação, arquivos, bibliotecas e museus. Brígida Cervantes, que também é editora desta publicação, afirma que a revista ainda está começando, sendo avaliada como B5 no estrato Qualis/ Capes, mas que já demonstra "clara contribuição da UEL para atuação profissional, ligada a área de informação, criando um canal de divulgação".

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.388. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  10h25 Professor da USP faz palestra sobre tecnologia e construção civil
  10h42 Abertas inscrições para prêmio de C&T do Paraná
  14h13 Idioma Sem Fronteiras oferece novas oportunidades
  14h47 Cine Com Tour/UEL exibe romance argentino
  15h17 Quem vê casa, vê coração
  15h39 As religiões estão na pauta
  16h24 Pós-graduação em Sociologia promove palestra sobre Nova Vigilância
  10h47 Projeto mistura reflexão filosófica com música instrumental
  15h55 Feirinha da Cidadania será nesta quinta, no Calçadão
  16h47 EDUEL oferece descontos para compras esta semana
  11h19 Convênio amplia projeto Atletismo Londrina
  20h43 UEL sedia torneio mundial de aviõezinhos de papel
  16h24 Curso de extensão aborda liderança e excelência profissional
  11h11 NEAD comemora 10 anos de atividades no próximo dia 25
  10h42 Curso debate Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
  10h10 Primeira turma de História realiza encontro em Londrina
  11h14 UEL demonstra potencial acadêmico na Expolondrina
  15h27 OSUEL apresenta Concerto de Páscoa
  13h16 UEL faz balanço positivo da participação na ExpoLondrina
  11h07 Abertas inscrições para Encontro Paranaense de Astronomia
  11h22 Prorh oferece curso de Humanização no atendimento
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores
  16h56 Convênio entre UEL e Rede Municipal possibilita acesso gratuito a e-books da Eduel
  15h22 SETI e pesquisadores debatem conteúdo da nova Lei de Inovação
  11h26 Combate à dengue é tema de unidade na Via Rural
  09h59 Pesquisa reconhece produção científica da UEL
  09h35 Espetáculo de palhaço é atração na Casa de Cultura
D
DESTAQUES ::.

Sua conexão é segura?

Quem vê casa, vê coração

As religiões estão na pauta

Jornal Notícia - 1392
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br