Londrina, Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019 -  Busca

18/01/2019

Idosos são assistidos pela extensão universitária

Com foco na saúde e qualidade de vida na melhor idade, o projeto Envelhecimento Ativo, do Centro de Educação Física e Esporte, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa de Londrina. São oferecidas práticas de atividades físicas a idosos de todas as regiões de Londrina, três vezes por semana. Também estão previstas formação continuada, direcionadas aos profissionais de saúde.

As práticas de atividades físicas são variadas, desde caminhada até ginástica funcional. Na zona norte, os idosos tiveram a dança de salão como principal prática. O pilates foi o meio de intervenção na zona sul. Já os participantes residentes na zona leste praticaram ginástica funcional. E na zona oeste, idosos foram atendidos com caminhada em esteira. Os residentes no Centro de Londrina receberam ações ligadas ao aconselhamento sobre atividade física e alimentação saudável.

Em cada região, foram atendidos em média 30 idosos. Antes do início das intervenções, eles fizeram exames para verificação de fatores inflamatórios, níveis de glicemia, colesterol, densitometria óssea, além da avaliação física e funcional. Os exames foram aplicados em junho e dezembro de 2018.

Denilson de Castro Teixeira, professor do Departamento de Educação Física, coordenador do projeto, explica que o projeto de extensão é dividido em três frentes. A primeira consiste em palestras e distribuição de cartilhas informativas sobre a importância da atividade física na terceira idade. A segunda envolve as intervenções, por meio da prestação de serviço aos idosos, como aulas e acompanhamento na realização de exercícios.

Já a terceira e última etapa, com previsão de início este ano, diz respeito à capacitação de profissionais dos postos de saúde de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia. "É importante capacitar os profissionais de saúde para eles aplicarem programa de exercícios voltados aos idosos", afirma Teixeira.

"A atividade física é importante para amenizar declínio de massa muscular e densitometria mineral óssea ser menos acentuado e fazer com que o idoso viva mais e com mais qualidade. Uma coisa interessante é que todos os idosos que vem para o projeto, diferente da população mais jovens, que se preocupa muito mais com a estética, eles buscam melhoria para a saúde e um melhor dia a dia", reforça Anderson Honorato, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UEL.

O doutorando ministra aulas de dança de salão na zona norte. As aulas nessa região são na Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada na Rua Togo número 60 - Ouro Verde. Para ele, as atividades com a terceira idade não são muito estudadas e colocadas em prática.

Honorato reforça ainda que a extensão universitária tem a função de prestar serviços à sociedade, devolvendo os recursos públicos aplicado na geração de bem-estar social. "Independente dos resultados serem estatisticamente significativos na parte de pesquisa do projeto, o que mais imprimiu valor à iniciativa foi o retorno que a Universidade, a pesquisa, e a extensão precisam dar para a comunidade", observa.

Só na zona norte são atendidos 32 idosos. Vani Furtado faz parte da coordenação dos projetos sociais da Paróquia Nossa Senhora da Glória e afirma que, além da melhora física e motora, os idosos demonstraram também melhora nas questões afetivas e emocionais. "A gente sentiu melhora e constatou o desenvolvimento deles, tanto na autoestima, como nas relações e estado físico".

"O projeto ajuda em tudo, o psicológico, os movimentos, eu estou mais ativa e é muito bom. Sou aposentada, tenho doenças da idade. Sem dúvida, o projeto me ajudou muito", conta Zenaide de Oliveira, 70 anos, que participou das atividades de dança de salão.

As intervenções com os idosos se encerraram ano passado. Numa segunda etapa, os integrantes do projeto vão analisar os resultados das ações, produzindo artigos e teses sobre o tema. Na zona norte as atividades físicas vão continuar com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Londrina.

Este ano as atividades se concentraram em capacitar os profissionais dos postos de saúde de Londrina e região. Segundo os integrantes do projeto, a expectativa é começar a capacitação junto com o início do ano letivo 2019.

(Com informações da PROEX. FOTO: Divulgação).

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores