Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2019 -  Busca

02/12/2018

Abstenção no primeiro dia da 2ª fase da UEL foi de 5,73%, dentro da média posssui-foto

Professora Sandra Garcia, da Cops/UEL, destacou que Universidade busca aluno que saiba interpretar conhecimentos

Do total de 8.224 convocados para a 2ª fase, 471 estudantes (5,73%) deixaram de comparecer neste domingo (2), primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2019 da UEL, quando foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (20 questões objetivas), além da prova de Língua Estrangeira (10 questões) e a Redação. Este ano a UEL oferece 2.521 vagas em 51 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O gabarito oficial deste primeiro dia será divulgado logo mais, às 20 horas, no site www.cops.uel.br. O resultado do Vestibular será divulgado dia 18 de janeiro, também no site da Cops.

Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), a abstenção ficou dentro da média dos últimos anos, atribuída à desistência de estudantes que provavelmente foram aprovados em outras instituições. Ela afirmou que o primeiro dia foi marcado por bastante calma, registro de tráfego pesado nas proximidades do Campus Universitário, mas que estudantes chegaram com bastante antecedência. Não houve registros de atrasos.

Os candidatos foram provocados a fazer três textos distintos na prova de Redação. O primeiro pedia 14 linhas a partir de reportagem publicada em jornal sobre relatório do Banco Mundial retratando o atraso na Educação Brasileira. A segunda Redação solicitava ao candidato um texto de cinco linhas a partir de uma charge que exibia manifestantes jogando lixo em via pública. O terceiro e último texto da prova propunha um enunciado sobre ética e solidariedade, que o candidato deveria dar continuidade em 10 linhas.

Nesta segunda-feira (3) os candidatos respondem a 12 questões discursivas distribuídas entre três das disciplinas que constam no Ensino Médio (Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia). Segundo a Coordenadora da Cops, este é o grande diferencial da UEL, que busca um aluno que tenha conhecimento interdisciplinar e que saiba interpretar.

Na terça-feira (4), 650 candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico fazem a Prova de Habilidades Específicas (PHE). Estas provas serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde, em 22 salas no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

Plantão - a equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL atendeu a 10 estudantes neste domingo (2), durante o plantão exclusivo para confecção de documento de identificação. O serviço é direcionado a candidatos que perderam documentos ou foram roubados. Neste caso o estudante precisa comprovar a perda com Boletim de Ocorrência. Novo plantão será realizado nesta segunda-feira (3), das 8h30 às 11 horas, na sede da Cops, no Campus da UEL.

Novos cursos - a governadora Cida Borghetti assina nesta terça-feira (4), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o decreto de criação do curso de Biotecnologia da UEL. A nova graduação deverá ser oferecida a partir de 2020, com duração de 4 anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas. Esta será 53ª graduação da UEL. No início deste mês o governo autorizou o curso de Nutrição, que também será oferecido a partir de 2020.

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores