Londrina, Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020 -  Busca

02/12/2018

Abstenção no primeiro dia da 2ª fase da UEL foi de 5,73%, dentro da média posssui-foto

Professora Sandra Garcia, da Cops/UEL, destacou que Universidade busca aluno que saiba interpretar conhecimentos

Do total de 8.224 convocados para a 2ª fase, 471 estudantes (5,73%) deixaram de comparecer neste domingo (2), primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2019 da UEL, quando foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (20 questões objetivas), além da prova de Língua Estrangeira (10 questões) e a Redação. Este ano a UEL oferece 2.521 vagas em 51 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O gabarito oficial deste primeiro dia será divulgado logo mais, às 20 horas, no site www.cops.uel.br. O resultado do Vestibular será divulgado dia 18 de janeiro, também no site da Cops.

Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), a abstenção ficou dentro da média dos últimos anos, atribuída à desistência de estudantes que provavelmente foram aprovados em outras instituições. Ela afirmou que o primeiro dia foi marcado por bastante calma, registro de tráfego pesado nas proximidades do Campus Universitário, mas que estudantes chegaram com bastante antecedência. Não houve registros de atrasos.

Os candidatos foram provocados a fazer três textos distintos na prova de Redação. O primeiro pedia 14 linhas a partir de reportagem publicada em jornal sobre relatório do Banco Mundial retratando o atraso na Educação Brasileira. A segunda Redação solicitava ao candidato um texto de cinco linhas a partir de uma charge que exibia manifestantes jogando lixo em via pública. O terceiro e último texto da prova propunha um enunciado sobre ética e solidariedade, que o candidato deveria dar continuidade em 10 linhas.

Nesta segunda-feira (3) os candidatos respondem a 12 questões discursivas distribuídas entre três das disciplinas que constam no Ensino Médio (Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia). Segundo a Coordenadora da Cops, este é o grande diferencial da UEL, que busca um aluno que tenha conhecimento interdisciplinar e que saiba interpretar.

Na terça-feira (4), 650 candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico fazem a Prova de Habilidades Específicas (PHE). Estas provas serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde, em 22 salas no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

Plantão - a equipe da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL atendeu a 10 estudantes neste domingo (2), durante o plantão exclusivo para confecção de documento de identificação. O serviço é direcionado a candidatos que perderam documentos ou foram roubados. Neste caso o estudante precisa comprovar a perda com Boletim de Ocorrência. Novo plantão será realizado nesta segunda-feira (3), das 8h30 às 11 horas, na sede da Cops, no Campus da UEL.

Novos cursos - a governadora Cida Borghetti assina nesta terça-feira (4), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o decreto de criação do curso de Biotecnologia da UEL. A nova graduação deverá ser oferecida a partir de 2020, com duração de 4 anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas. Esta será 53ª graduação da UEL. No início deste mês o governo autorizou o curso de Nutrição, que também será oferecido a partir de 2020.

11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil