Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

28/11/2018

UEL tem 5 novos Doutorados

José de Arimathéia

Produção científica e avaliação da Capes garantem à UEL cinco novos Programas de Doutorado, três em Humanas

Em 2019, a Universidade Estadual de Londrina terá cinco novas turmas de Doutorado, alimentando um círculo virtuoso de produção científica de qualidade, aumento de projetos de pesquisa e recursos de fomento, e crescimento institucional. Foram aprovados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) cinco novos Doutorados: Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL (Centro de Tecnologia e Urbanismo); Ciência da Informação (Centro de Educação, Comunicação e Artes); Filosofia (Centro de Letras e Ciências Humanas); Fisiopatologia Clínica e Laboratorial (Centro de Ciências da Saúde) e Sociologia (Centro de Letras e Ciências Humanas). Considerando o número atual de Doutorados na instituição (25), o aumento é de 20%. Vale ressaltar que a maioria dos Mestrados respectivos são relativamente novos: o do CCS é de 2016 e outros três são de 2012. E ainda: o Doutorado em Arquitetura é o primeiro do Paraná e o terceiro do sul do Brasil.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Amauri Alfieri, os novos Doutorados refletem a qualidade dos respectivos Mestrados e demonstram o peso das pós-graduações na instituição, pois para um Doutorado ser autorizado pela Capes, o Mestrado deve alcançar nota 4 na avaliação quadrienal, o que os cinco fizeram nas avaliações de 2017. Além disso, afirma Amauri, a Pós-graduação contribui muito para as boas posições da UEL nos rankings nacionais e internacionais. "Assim a UEL cresce e se destaca, na chamada verticalização do ensino", declara o pró-reitor.

Um dos efeitos da abertura de novos Doutorados é a possibilidade de gerar ainda mais projetos de pesquisa capazes de concorrer em editais nacionais e internacionais e obter recursos de fomento. É um círculo virtuoso, no qual a produção científica gera recursos, que gera crescimento e conseqüente maior produção científica de qualidade. Para o pró-reitor, o que pesa na aprovação de um novo Doutorado é principalmente a produção científica regular de todo o corpo docente do Mestrado, e principalmente do corpo discente como coautor.

O professor Amauri lembra que as avaliações da Capes são rígidas e os Programas têm sua responsabilidade aumentada quando abrem um Doutorado. Se a avaliação cai para nota 3, por exemplo, o Programa perde o Doutorado. Três notas 3 seguidas custam o próprio Mestrado.

COORDENADORES

Para o coordenador do Programa de Filosofia, professor Eder Soares Santos, a recente aprovação do Doutorado em Filosofia pela Capes representa para o Departamento e Programa de Pós-graduação o coroamento dos esforços de todos os professores em buscar oferecer uma graduação e pesquisa em Filosofia em níveis de excelência. "Estivemos na última avaliação entre os Programas mais produtivos da nossa comunidade filosófica e nossos alunos têm defendido dissertações de reconhecida qualidade. Nossa meta é manter o que já conquistamos e elevar ainda mais a qualidade de nossas atividades, focando na expansão nacional e internacional de nossas atividades de pesquisa", afirma.

O coordenador do Doutorado em Arquitetura, professor Sidnei Guadanhim, destaca a associação entre as duas maiores instituições de ensino superior públicas do estado (UEL e UEM) e a expectativa de que o Doutorado amplie a área de influência, que já abrange toda a região sul, e parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para Sidnei, é um avanço na formação de pesquisadores qualificados para inovar e estabelecer novos conceitos, métodos e técnicas para o projeto da edificação e o planejamento urbano. E ainda um "aprofundamento do conhecimento reflexivo, analítico e propositivo relativo à interação entre projeto, ambiente construído, usuário e tecnologias, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades".

A professora Márcia Regina Eches Perugini (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas/Centro de Ciências da Saúde), coordenadora do novo Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, destaca que o Doutorado foi criado apenas dois anos após o início do Mestrado, e é oferecido em conjunto com os Departamentos de Microbiologia e Patologia Experimental do Centro de Ciências Biológicas. O Programa visa atender à crescente demanda por qualificação nesta área de concentração e contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico, ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e à disseminação do conhecimento. "A aprovação, tanto do Doutorado como do Mestrado, com conceito 4 pela CAPES, nos enche de orgulho e consolida a excelência no Ensino, Pesquisa, Extensão e Cooperação técnico-científica do corpo docente", enfatiza Márcia.

Novos Titulados

A UEL tem novos titulados que defenderam suas pesquisas recentemente. A professora Eliacir Neves França (Departamento de Educação), concluiu Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (SP) ao defender o estudo intitulado "Insaes e A3es: estudo comparado do processo da política para a criação de uma agência de regulação da educação superior no Brasil e em Portugal".

O professor João Américo Tomaz de Aquino (Departamento de Ciências Contábeis) defendeu a tese "O domínio das tecnologias digitais na percepção de alunos ingressantes e concluintes do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Londrina" e obteve o título de Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

Silvia Regina Tacla, docente do Departamento de Direito Público, doutorou-se em Estudos da Linguagem pela UEL, defendendo a tese "Análise de Discurso e Direito: o preâmbulo constitucional de 1988 e seus entornos".

Outras matérias da Edição 1386 do Jornal Notícia