Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
28/11/2018  

AINTEC comemora dez anos

José de Arimathéia

Agência de Inovação Tecnológica da UEL se firma como órgão de referência quando o assunto é inovação tecnológica e espírito empreendedor

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC) marcou seu décimo aniversário com uma solenidade, no dia 26 de novembro, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados, na qual relembrou fatos da história da Agência e homenageou personagens importantes nestes dez anos, além de lançar uma revista comemorativa com detalhes e descrição de cada função da AINTEC.

A AINTEC nasceu em 2008 com o objetivo de gerir a política de inovação tecnológica da UEL, mas sua trajetória começou anos antes, com a criação, em 2000, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL). Em 2003, foi criado o Escritório de Proteção ao Conhecimento (EPC), atualmente Escritório de Propriedade Intelectual (EPI). No mesmo ano foi criada a Divisão de Informação e Transferência de Tecnologia (DITT), hoje denominado Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT).

A criação da Agência se deu a partir da resolução do Conselho Universitário nº 064/2008, com a incorporação do EPI, ETT e da INTUEL. Em 2011, a INTUEL foi contemplada com recursos para implantação do modelo de qualidade Cerne (Centro de Referência e Apoio a Novos Empreendimentos). No ano seguinte, foi incorporado à AINTEC o Escritório de Design. Nos últimos anos, outros fatos marcaram a história da Agência, como o início dos projetos Empreendedorismo na Escola (2014), Educação Empreendedora (2016) e as primeiras concessões de patentes da UEL. Também no ano passado a AINTEC assinou o primeiro termo de transferência de tecnologia entre a academia e a iniciativa provada.

Solenidade marcou décimo aniversário da AINTEC

Realizações

Este ano, a INTUEL totalizou 10 empresas incubadas e 16 graduadas. Na solenidade do dia 26, foi graduada a SIG Condomínios, que auxilia e conecta moradores, portaria e síndicos por meio de um sistema web e móbile. O objetivo é unir os principais agentes dos condomínios para que possam, juntos, melhorar a operação e a administração do local. A ideia é que, com um sistema interligado, seja possível otimizar o tempo e o trabalho dos funcionários, ter cadastros completos e atualizados, gerar histórico dos procedimentos e proporcionar mais comodidade e informação para os moradores.

A startup começou o programa de incubação no ano de 2015 e concluiu todo o processo em 2018. Por isso, aproveitamos o evento dos dez anos da Aintec para entregarmos o certificado de conclusão do programa à empresa.

O Escritório de Design realizou 51 atendimentos desde 2014. Já o Escritório de Propriedade Industrial registra 59 patentes depositadas, 44 registros de marcas, 18 registros de programas de computador e 253 atendimentos nos últimos quatro anos. O Escritório de Transferência de Tecnologia atendeu 143 empresas e 167 profesores, num total de mais de 10 mil downloads e 40 publicações de sumários, desde 2014.

Na avaliação do professor Edson Antonio Miura (Departamento de Administração), diretor da Agência desde 2013, nestes 10 anos a AINTEC se consolidou como um órgão de referência no estado no que se refere à inovação tecnológica e espírito de empreendedorismo que atua pensando na sociedade. "Atualmente, a Agência tem uma estrutura com a qual desenvolve, em parcerias, trabalhos de inovação tecnológica atendendo demandas externas, ao mesmo tempo em que promove uma cultura empreendedora", relata. Segundo Miura, a AINTEC articula o atendimento à sociedade às atividades acadêmicas com o objetivo de desenvolver um espírito de empreendedorismo na comunidade interna, a fim de que surjam novas organizações e oportunidades para um novo modelo de negócio e geração de renda.

Entre as realizações da Agência, o professor destaca duas patentes, uma na área de saúde e outra de alimentos, que foram conseguidas em apenas dois anos, quando normalmente poderia levar uma década. Lembrou ainda dos primeiros royalties, recebidos ano passado, através de uma parceira público-privada que desenvolveu um kit de detecção de formol do leite. "É um exemplo de tecnologia que chega ao mercado, que sai do papel e produz resultados para a comunidade, que é um dos objetivos da AINTEC". Para o futuro, Miura defende um investimento cada vez maior numa política de inovação tecnológica a fim de alavancar a economia e criar novos empreendedores.

Outras matérias da Edição 1386 do Jornal Notícia




rodapé da notícia

  17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  10h25 Professor da USP faz palestra sobre tecnologia e construção civil
  10h42 Abertas inscrições para prêmio de C&T do Paraná
  14h13 Idioma Sem Fronteiras oferece novas oportunidades
  14h47 Cine Com Tour/UEL exibe romance argentino
  15h17 Quem vê casa, vê coração
  15h39 As religiões estão na pauta
  16h24 Pós-graduação em Sociologia promove palestra sobre Nova Vigilância
  10h47 Projeto mistura reflexão filosófica com música instrumental
  15h55 Feirinha da Cidadania será nesta quinta, no Calçadão
  16h47 EDUEL oferece descontos para compras esta semana
  11h19 Convênio amplia projeto Atletismo Londrina
  20h43 UEL sedia torneio mundial de aviõezinhos de papel
  16h24 Curso de extensão aborda liderança e excelência profissional
  11h11 NEAD comemora 10 anos de atividades no próximo dia 25
  10h42 Curso debate Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
  10h10 Primeira turma de História realiza encontro em Londrina
  11h14 UEL demonstra potencial acadêmico na Expolondrina
  15h27 OSUEL apresenta Concerto de Páscoa
  13h16 UEL faz balanço positivo da participação na ExpoLondrina
  11h07 Abertas inscrições para Encontro Paranaense de Astronomia
  11h22 Prorh oferece curso de Humanização no atendimento
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores
  16h56 Convênio entre UEL e Rede Municipal possibilita acesso gratuito a e-books da Eduel
  15h22 SETI e pesquisadores debatem conteúdo da nova Lei de Inovação
  11h26 Combate à dengue é tema de unidade na Via Rural
  09h59 Pesquisa reconhece produção científica da UEL
  09h35 Espetáculo de palhaço é atração na Casa de Cultura
D
DESTAQUES ::.

Sua conexão é segura?

Quem vê casa, vê coração

As religiões estão na pauta

Jornal Notícia - 1392
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br