Londrina, Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019 -  Busca

28/11/2018

AINTEC comemora dez anos

José de Arimathéia

Agência de Inovação Tecnológica da UEL se firma como órgão de referência quando o assunto é inovação tecnológica e espírito empreendedor

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC) marcou seu décimo aniversário com uma solenidade, no dia 26 de novembro, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados, na qual relembrou fatos da história da Agência e homenageou personagens importantes nestes dez anos, além de lançar uma revista comemorativa com detalhes e descrição de cada função da AINTEC.

A AINTEC nasceu em 2008 com o objetivo de gerir a política de inovação tecnológica da UEL, mas sua trajetória começou anos antes, com a criação, em 2000, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL). Em 2003, foi criado o Escritório de Proteção ao Conhecimento (EPC), atualmente Escritório de Propriedade Intelectual (EPI). No mesmo ano foi criada a Divisão de Informação e Transferência de Tecnologia (DITT), hoje denominado Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT).

A criação da Agência se deu a partir da resolução do Conselho Universitário nº 064/2008, com a incorporação do EPI, ETT e da INTUEL. Em 2011, a INTUEL foi contemplada com recursos para implantação do modelo de qualidade Cerne (Centro de Referência e Apoio a Novos Empreendimentos). No ano seguinte, foi incorporado à AINTEC o Escritório de Design. Nos últimos anos, outros fatos marcaram a história da Agência, como o início dos projetos Empreendedorismo na Escola (2014), Educação Empreendedora (2016) e as primeiras concessões de patentes da UEL. Também no ano passado a AINTEC assinou o primeiro termo de transferência de tecnologia entre a academia e a iniciativa provada.

Solenidade marcou décimo aniversário da AINTEC

Realizações

Este ano, a INTUEL totalizou 10 empresas incubadas e 16 graduadas. Na solenidade do dia 26, foi graduada a SIG Condomínios, que auxilia e conecta moradores, portaria e síndicos por meio de um sistema web e móbile. O objetivo é unir os principais agentes dos condomínios para que possam, juntos, melhorar a operação e a administração do local. A ideia é que, com um sistema interligado, seja possível otimizar o tempo e o trabalho dos funcionários, ter cadastros completos e atualizados, gerar histórico dos procedimentos e proporcionar mais comodidade e informação para os moradores.

A startup começou o programa de incubação no ano de 2015 e concluiu todo o processo em 2018. Por isso, aproveitamos o evento dos dez anos da Aintec para entregarmos o certificado de conclusão do programa à empresa.

O Escritório de Design realizou 51 atendimentos desde 2014. Já o Escritório de Propriedade Industrial registra 59 patentes depositadas, 44 registros de marcas, 18 registros de programas de computador e 253 atendimentos nos últimos quatro anos. O Escritório de Transferência de Tecnologia atendeu 143 empresas e 167 profesores, num total de mais de 10 mil downloads e 40 publicações de sumários, desde 2014.

Na avaliação do professor Edson Antonio Miura (Departamento de Administração), diretor da Agência desde 2013, nestes 10 anos a AINTEC se consolidou como um órgão de referência no estado no que se refere à inovação tecnológica e espírito de empreendedorismo que atua pensando na sociedade. "Atualmente, a Agência tem uma estrutura com a qual desenvolve, em parcerias, trabalhos de inovação tecnológica atendendo demandas externas, ao mesmo tempo em que promove uma cultura empreendedora", relata. Segundo Miura, a AINTEC articula o atendimento à sociedade às atividades acadêmicas com o objetivo de desenvolver um espírito de empreendedorismo na comunidade interna, a fim de que surjam novas organizações e oportunidades para um novo modelo de negócio e geração de renda.

Entre as realizações da Agência, o professor destaca duas patentes, uma na área de saúde e outra de alimentos, que foram conseguidas em apenas dois anos, quando normalmente poderia levar uma década. Lembrou ainda dos primeiros royalties, recebidos ano passado, através de uma parceira público-privada que desenvolveu um kit de detecção de formol do leite. "É um exemplo de tecnologia que chega ao mercado, que sai do papel e produz resultados para a comunidade, que é um dos objetivos da AINTEC". Para o futuro, Miura defende um investimento cada vez maior numa política de inovação tecnológica a fim de alavancar a economia e criar novos empreendedores.

Outras matérias da Edição 1386 do Jornal Notícia

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores