Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
08/11/2018  

Programa de iniciação ao futsal abre portas para crianças e profissionais

Leonardo Pedroso*

Projeto atende crianças de 6 aos 11 anos, oriundos do Colégio de Aplicação da UEL

Em um ano de funcionamento, projeto de extensão exportou oito jogadores e um técnico para o futebol de salão de competição

O programa "Formação Esportiva de Jovens Atletas de Futsal" é uma iniciativa que visa ensinar técnicas de futebol de salão para crianças gratuitamente e proporcionar um campo de pesquisa aos alunos do curso de Educação Física da UEL. Coordenado pelo professor Wilton Carlos de Santana, o programa é um projeto de extensão do Departamento de Ciências do Esporte do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE).

Originalmente batizado "Iniciação ao Futsal" em 2013, o projeto atende crianças de 6 aos 11 anos, oriundos do Colégio de Aplicação da UEL. O objetivo inicial do programa era ofertar para os acadêmicos um campo de observação prática e pedagógica, além de iniciar crianças no futsal de forma gratuita. Atualmente, o projeto conta com média de participação de 80 crianças por ano, que treinam de segunda a quinta-feira, nas acomodações do CEFE.

A partir de 2018, sob o novo nome, o projeto conquistou uma parceria com o Londrina Futsal Clube, que utiliza as acomodações do Iate Clube Londrina para treinar as equipes de competição. Segundo o coordenador Wilton Santana, a parceria se deu pela troca de experiências entre as instituições. O projeto da UEL capacitaria os treinadores do Londrina Futsal Clube e, ao mesmo tempo, o time estaria aberto a receber indicações de jogadores e acadêmicos que faziam parte do projeto.

Apesar de não ser a prioridade do projeto, a iniciativa serviu como o primeiro passo de oito alunos para o ramo competitivo do futsal. "A parceria com o Iate é importante para a formação profissional dos jogadores, caso eles queiram seguir esse caminho", complementa Wilton Santana.

Esse foi o caminho escolhido pelos oito alunos do projeto indicados por Wilton Santana, que atualmente integram as equipes de competição do Londrina Futsal Clube. O aluno Davi Bernardo Melchior faz parte da equipe sub-7, Ruan Pianucci integra a equipe sub-9, Renan Miranda, Filipe de Mello, Gael Claudino e Davi Doro são jogadores da equipe sub-10, e o aluno Bernardo Zanutto joga pela equipe sub-11. Oriundos do projeto na UEL, os jogadores mirins agora são federados e participam de campeonatos municipais e metropolitanos.

"O objetivo é também criar um espaço esportivo acolhedor, ensinando as técnicas e dando as mesmas oportunidades para todos," ressalta o professor Wilton Carlos de Santana

Parceria

O coordenador ressalta que a parceria com o Londrina Futsal Clube é importante pois, agora, o projeto de extensão tem um centro de treinamento confiável para indicar possíveis talentos e acompanhar seu desenvolvimento após os 11 anos. "Agora, com esse campo livre, não vamos perder contato com os jogadores e conseguimos fazer o acompanhamento da carreira. Antes, isso não era possível", relata o coordenador.

Os alunos que continuam no projeto da UEL também competem em campeonatos socioeducativos. Jogadores não confederados podem disputar a categoria "kids" em torneios. No entanto, o projeto de extensão também visa ampliar as práticas da modalidade em um contexto educacional. O professor afirma que os alunos podem apenas absorver as práticas esportivas no seu estilo de vida, ao invés de se encaminharem para o futsal profissional. "O projeto é de formação esportiva, mas o desfecho é imprevisível", completa Wilton Santana.

O coordenador também chama atenção para os equívocos ao se falar sobre a importância do esporte para crianças e a motivação delas para começar atividades esportivas. Segundo Wilton Santana, além da formação profissional, a criação de laços de amizade e a busca por diversão também motivam os pequenos. "O objetivo aqui é também criar um espaço esportivo acolhedor, ensinando as técnicas e dando as mesmas oportunidades pra todos," ressalta o professor, ao falar da importância da educação esportiva na formação e cidadania dos participantes.

Além de iniciar crianças ao futsal e selecionar talentos, a iniciativa serviu como complemento na formação de estudantes de graduação, em especial nas disciplinas de Jogos Esportivos Coletivos e Pedagogia do Esporte. Ao longo dos cinco anos de formação, cerca de 60 alunos do curso de Educação Física da UEL colaboraram de alguma maneira com o projeto. "O que eles ouviam na sala de aula conseguiam aplicar na prática em um campo de pesquisa", destaca o coordenador do projeto.

Treinador

Rafael Rodrigues é um exemplo de sucesso dos participantes do projeto. Formado em Esporte pela UEL, o profissional fez parte das atividades do programa entre 2013 e 2017. Com o objetivo de ser treinador profissional, Rafael viu na iniciativa uma oportunidade de ganhar experiência na área. "Toda a experiência que eu tenho até o momento foi possibilitada pelo projeto. Foi ali que eu tive o primeiro contato com as crianças e com as práticas pedagógicas. Minha formação não seria a mesma", completa.

Além da experiência, a participação no projeto proporcionou a Rafael uma oportunidade profissional. Destacando-se na direção dos times, o participante foi indicado pelo coordenador Wilton Santana a uma vaga de treinador na equipe do Londrina Futsal Clube. Atualmente, ele é um dos treinadores das categorias sub-7 e sub-11 da equipe, e reconhece a importância do projeto da UEL na sua carreira. "Todo o conhecimento adquirido durante a graduação e no projeto consegue ser aplicado", relata.

Na avaliação do coordenador, a parceria entre o programa "Formação Esportiva de Jovens Atletas de Futsal" e o Londrina Futsal Clube tem apenas um ano e os resultados apontam o sucesso da iniciativa. A exportação de oito possíveis talentos para o futsal de competição e a contratação de um técnico que participou do projeto são provas de que a educação somada ao esporte pode ser transformadora. "O esporte é educacional quando nós o tornamos educacional. Ao criar um ambiente adequado e cooperativo, conseguimos bons resultados", ressalta o professor Wilton.

* Estagiário de Jornalismo na COM


rodapé da notícia

  15h52 Universidade necessita da liberação da carga horária para contratação de professores
  16h40 Concluintes de especializações Ead apresentam trabalhos finais
  16h12 Prefeitura do Campus finaliza estrutura para instalação de usina fotovoltaica
  12h56 Pronto-Socorro da Clínica Odontológica suspende atendimento noturno
  15h52 Especialistas debatem gestão de resíduos sólidos no Brasil
  11h18 Grupo de Percussão da UFP faz apresentação no Teatro Ouro Verde
  09h46 Abertas inscrições para aluno especial em duas especializações
  08h46 Colóquio discute os temas organização e informação do conhecimento
  18h46 Administração da UEL toma medidas para manter Carga Horária de Professores Temporários
  17h05 Pronto Socorro Odontológico suspende atendimento emergencial noturno
  15h29 Ouro Verde recebe programação diversificada do Festival Internacional de Música
  14h27 Projeto desenvolve raciocínio lógico com uso de jogos de tabuleiros
  17h45 ENADE avalia 13 cursos de graduação da Universidade
  16h15 Cinco estudantes da UEL integram o Parlamento Universitário 2019
  15h59 Programa oferta bolsas de intercâmbio para 19 instituições de seis países
  14h28 Equipamentos médicos no valor de R$ 700 mil são furtados do HU
  17h44 Inscrições abertas: aluno especial para 61 programas
  10h55 Inscrições para isenção ou desconto da taxa do Vestibular via NIS/CadÚNICO terminam sexta (19)
  11h12 Água de Moringa é atração do Festival Internacional de Música
  17h02 Servidores da UEL retomam atividades administrativas nesta quinta-feira (18)
  16h18 Museu de Ciência e Tecnologia/UEL reserva espaço para a ciência "show" e interativa
  15h55 CNPq lança chamada de bolsas no país e exterior para apoiar pesquisas
  11h14 Pesquisa aponta evasão populacional em 150 distritos do Paraná
  17h51 Programas de IC e Iniciação Tecnológica somam 475 bolsas
  16h08 Professores do curso de Odontologia lançam livro sobre saúde bucal no PR
  15h37 Curso incentiva diálogo sobre educação sexual na educação básica
  15h35 Festival de Dança de Londrina abre inscrições para espetáculos
D
DESTAQUES ::.

Especialistas debatem gestão de resíduos sólidos no

Especialistas da UEL desatam os nós da Reforma da Pr

Pesquisa conclui maior vulnerabilidade das aves do P

Pesquisa compara sistemas de cultivo do tomate
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br