Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

09/10/2018

UEL e Sebrae definem ações para inovação na área de química posssui-foto

Reunião na unidade do Sebrae

A UEL deverá liderar a governança de Química e Materiais do Ecossistema de Inovação Londrina, iniciativa que reúne centenas de empresas e entidades. O objetivo é eliminar gargalos, apontar caminhos para superar desafios na busca pelo desenvolvimento regional. Os setores de Química e Materiais estão entre os cinco apontados como estratégicos por consultoria contratada para mapear o potencial econômico de Londrina.

O assunto foi discutido nesta terça-feira (9) durante reunião entre o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, e consultores do Sebrae, na sede do órgão, na região leste da cidade. Além de Química, as demais áreas consideradas de alto potencial em Londrina são Agronegócio, TIC, Eletromecânica e Saúde.

O reitor da UEL afirmou que o interesse da Universidade é estar ativa nos debates sobre o desenvolvimento regional, a partir de discussões que envolvam inovação, ciência e tecnologia. Dentro desta área, a UEL poderá colaborar com as pesquisas e recursos humanos que atuam nos cinco Laboratórios Multiusuários e com trabalhos desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação ligados aos cursos de Química, Física, Farmácia, Medicina Veterinária, Biologia e Tecnologia de Alimentos.

Os consultores do Sebrae informaram que a gestão significa liderar grupo de interessados no desenvolvimento da área para alavancar oportunidades a partir do potencial identificado. Um encontro deverá ser agendado ainda este ano com representantes de 11 entidades, Universidades e empresas ligadas à área de Química e Materiais.

Participaram da reunião, além do reitor da UEL, a diretora de Planejamento e Integração Acadêmica da pró-reitoria de Planejamento, Cristianne Cordeiro Nascimento, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), Edson Miura, o professor Alberto Duran Gonzalez, do Gabinete da Reitoria e o professor Henrique de Santana, do Departamento de Química, do CCE. O Sebrae foi representado pelos consultores Simone Millan Shavarski e Heverson Feliciano.