Londrina, Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018 -  Busca

09/10/2018

Educação Infantil em foco

Projeto analisa documentos do Ministério da Educação e os articula com fundamentações teóricas e práticas pedagógicas, promovendo formação continuada de professores

A escola básica enfrenta uma série de desafios, muitos deles provenientes do contexto político, econômico, social, das inovações tecnológicas.

Mergulhado nesse cenário e pensando no aperfeiçoamento da formação do educador, atua o projeto de extensão "Apropriações Teóricas e suas Implicações na Educação Infantil", coordenado pela professora Cassiana Magalhães, do Departamento de Educação. São quatro anos de projeto e nesse período mais de 400 professores já foram impactados pela formação continuada na educação infantil.

De acordo com Cassiana, a iniciativa extensionista tem como objetivo contribuir com o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil dos municípios que integram o Núcleo Regional de Educação de Londrina, e com a formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia. "Nossa proposta dentro da formação continuada é realizar ações para analisar os documentos oficiais do Ministério da Educação e refletir sobre sua relação com as práticas pedagógicas e ainda, estudar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para a organização dos currículos da educação infantil", relata a professora.

Ela lembra que, no senso comum, acredita-se que "na prática a teoria é outra". Mas não existe isso e é preciso se apropriar de uma teoria para desenvolver o trabalho com as crianças desde bebês, e para isso é necessário fundamentação teórica. "Por exemplo, ao me apropriar de uma teoria e sua implicação, é possível entender a razão pela qual não se deve deixar um bebê o dia todo no berço, por exemplo. Ao contrário, "criar condições favoráveis para o desenvolvimento da comunicação emocional entre adulto e bebê. Bem como, criar novas necessidades por meio das músicas, objetos, leitura de histórias", ilustra Cassiana e acrescenta "Conhecer as regularidades do desenvolvimento infantil para planejar intencionalmente o trabalho pedagógico, que acontece por meio das brincadeiras e interações, das atividades plásticas, da arte, da música, do movimento, das linguagens oral e escrita, enfim do encontro da criança com a cultura".

A coordenadora explica: "Discutimos temas como planejamento na educação infantil, organização do espaço, e organização do ensino na perspectiva da histórico-cultural As atividades articulam-se com a defesa de melhorias das políticas públicas voltadas para a educação infantil e a garantia do acesso e permanência da criança na escola". Segundo a professora, não basta ampliar o atendimento, é preciso também garantir a qualidade do serviço. "Por meio das formações, buscamos contribuir com professores e professoras da educação infantil, no sentido de compreender os documentos oficiais e organizar práticas pedagógicas enriquecidas", afirma.

Metodologia

A metodologia usada para levar o conhecimento produzido pela UEL até a comunidade é a realização das jornadas pedagógicas de aprendizagem que acontecem atreladas ao Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR) - Grupo de Trabalho Pé Vermelho, com a participação dos alunos da graduação do curso de Pedagogia da UEL. O FEIPAR existe desde 1988, ligado ao Fórum em Defesa da Escola Pública, por meio do Grupo de Trabalho de Educação Infantil (GT). Assim, Londrina e mais 19 municípios da região integram o GT PÉ VERMELHO, que faz o trabalho de formação continuada atendendo as principais demandas das escolas dos municípios integrantes.

São analisadas e discutidas principalmente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), bem como é promovida a reflexão sobre as implicações destes e de outros documentos nas práticas pedagógicas. Para isto são utilizados os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. "As jornadas são itinerantes e em cada ano é realizada em uma cidade diferente da região. Mas sempre participam representantes dos diferentes municípios, especialmente professores gestores e diretores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil, para integrar os grupos de trabalho. Porque não tem como receber todos os professores de todas as cidades", afirma Cassiana.

Blog

Com o intuito de ampliar o alcance da formação continuada, foi criado no início deste ano blog BaguncEI, plataforma on line para promover o diálogo entre professores da Educação Infantil e divulgação de materiais científicos referentes ao desenvolvimento infantil, à organização do trabalho pedagógico com as crianças e demais questões relativas à infância. "Infelizmente, presencialmente não conseguimos atender toda a demanda, às vezes são mais de 100 professores presentes numa mesma jornada. Assim, com o Blog BaguncEI outros professores conseguem acessar o conteúdo.", explica a professora.

O projeto de extensão contribui para formação continuada em benefício dos professores da rede pública de ensino dos municípios abrangidos pelo NRE/Londrina: Alvorada do Sul; Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras; Prado Ferreira, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. Além das parcerias com a Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Secretaria Municipal de Educação de Rolândia, alunos do curso de Pedagogia, de Jornalismo, da Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, do Mestrado em Educação.

17h22 Fazenda Escola tem Dia de Campo e recebe produtores de Londrina e região
  15h20 Inscrições para curso de modelagem matemática com software MATLAB
  14h32 Mostra no CEI/Campus expõe trabalhos confeccionados pelos alunos
  11h20 Programa que incentiva empreendedorismo global está com inscrições abertas