Londrina, Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018 -  Busca

09/10/2018

Vamos falar em eficiência da gestão pública

Bia Botelho

Professor Sidnei Pereira, coordenador do Grupo de Pesquisa em Eficiência da Gestão Pública (GPEGP)

Grupo de Pesquisa do Departamento de Economia cria site para compartilhar publicações de todo o Brasil sobre eficiência na gestão de saúde, educação e segurança

Em ano de eleições, analisar a atual gestão pública e exigir mais eficiência para a próxima são pontos a serem considerados e questionados. Com a proposta de disseminar como o setor público tem gerenciado seus recursos, o Grupo de Pesquisa em Eficiência da Gestão Pública (GPEGP), do Departamento de Economia da UEL, criou recentemente um site para repositório de publicações sobre eficiência na gestão pública nas áreas de saúde, educação e segurança.

A página já reúne cinco artigos, cinco dissertações e cinco teses de pesquisas feitas na Universidade e também em outras instituições do país. O endereço para consulta do material é www2.uel.br/projetos/eficienciadosgastospublicos.

O objetivo do site, segundo o coordenador do grupo, professor Sidnei Pereira do Nascimento (Departamento de Economia), é criar um espaço no qual pesquisadores e população em geral possam consultar o que tem sido feito na gestão pública em diversas cidades do país. Por este motivo, são aceitos trabalhos de todas as regiões com foco nas três áreas propostas.

A eficiência na gestão pública, segundo o docente, diz respeito a "evitar o desperdício, minimizar a corrupção e conseguir maior produtividade dos servidores públicos". Sidnei explica que ela vai além da forma como os governos arrecadam esses recursos, provenientes de impostos pagos pela população, pois implica na forma como eles são gastos.

Início das pesquisas

O coordenador conta que as pesquisas tiveram início em 2012, com foco na eficiência da gestão da saúde de Londrina. A iniciativa veio de uma curiosidade do docente em investigar se os gastos da saúde eram relacionados ao atendimento a outros municípios da região, como havia afirmado o prefeito da cidade na época.

Os estudos mostraram que havia grande investimento na saúde, mas diferente de Maringá e Curitiba, que também são polos regionais e atendem a outras cidades. Em Londrina os gastos eram menos eficientes, ou seja, havia uma má gestão dos recursos públicos nessa área. A partir disso, os estudos foram ampliados para a gestão das áreas de segurança e educação públicas.

Resultados

Segundo o docente, as pesquisas têm mostrado que há aumento de investimentos nas três áreas. Para arrecadar esse recurso, os governos, nos âmbitos federal, estadual e municipal, aumentam a carga tributária. Porém, ele salienta que somente aumentar a arrecadação não é a forma de gerir e oferecer melhores serviços públicos. "Mesmo com mais investimento, a oferta de bens e serviços não tem melhorado. Queremos chamar a atenção e mostrar que o caminho não é mais esse de somente arrecadar. A sociedade não aguenta mais pagar impostos", reitera.

Segundo o professor, a ineficiência dos gastos públicos é devida à má alocação de recursos. A crítica é sobre a não organização e mensuração de dados. "Por isso não se sabe o quanto custa o que se oferece", afirma.

Para Sidnei, os pontos a serem melhorados são gestão e planejamento. O docente lembra de uma situação comum em hospitais públicos: medicamentos vencidos. Segundo ele, por não haver planejamento adequado de estoque, uma quantidade maior de medicamento é comprada e se perde por não se saber ao certo a demanda de pacientes - algo que ele afirma que não costuma acontecer na iniciativa privada.

Outro exemplo dado pelo coordenador do projeto sobre falta de planejamento e ineficiência é o seguinte: uma escola pública compra dezenas de computadores; os equipamentos chegam, porém não há fiação elétrica suficiente para instalação; então, as máquinas ficam guardadas, até que mais recurso seja disponibilizado para a realização do serviço elétrico.

Para que haja eficiência da gestão, o professor afirma que é preciso uma reforma do setor público, com uma estrutura de prestação de serviços que incorpore tecnologia para o gerenciamento, além da mudança de mentalidade de gestores e servidores, que devem ser escolhidos para exercer seus cargos de forma estratégica e não somente política.

Submissão

É para discutir todas essas questões e torná-las públicas que o docente diz ser relevante o site criado. "O objetivo é que o espaço seja um ponto de referência para consulta. Quereremos que ele cresça e tome proporções para que a sociedade consiga perceber o que tem acontecido com a gestão pública", afirma. Para serem publicadas no site, as pesquisas sobre a eficiência na gestão pública devem ser enviadas para o e-mail contato@gpegp.com.

17h22 Fazenda Escola tem Dia de Campo e recebe produtores de Londrina e região
  15h20 Inscrições para curso de modelagem matemática com software MATLAB
  14h32 Mostra no CEI/Campus expõe trabalhos confeccionados pelos alunos
  11h20 Programa que incentiva empreendedorismo global está com inscrições abertas