Londrina, Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 -  Busca

14/09/2018

Clínica Psicológica oferece plantão para casos emergenciais posssui-foto

LEONARDO PEDROSO * (Agência UEL)

Serviço possibilita que a pessoa seja ouvida imediatamente, afirma a diretora da Clínica, Maíra Bonafé Sei

No momento em que autoridades de saúde buscam soluções para atenuar os problemas psíquicos, com foco na prevenção do suicídio, a Clínica Psicológica da UEL oferece plantão gratuito e sem necessidade de agendamento prévio para atendimento de casos emergenciais. O serviço é indicado para pessoas maiores de 18 anos que necessitam de apoio profissional para lidar com problemas psicológicos, questões pontuais como o luto, crises de angústia e preocupações com a vida acadêmica e profissional. O plantão é aberto à população segunda à sexta-feira, das 12 às 14 horas. Para a maior possibilidade de atendimento, o serviço também é oferecido em horários estendidos na segunda-feira, das 18 às 20 horas e às quartas-feiras, das 8 às 18 horas. Informações pelo telefone (43) 3371-4237.

O atendimento é realizado por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da UEL, devidamente supervisionado por professores, com larga experiência em clínica. A diretora da Clínica Psicológica da UEL, professora Maíra Bonafé Sei, ressalta que os atendimentos prestados durante o plantão representam um serviço imediato e emergencial, uma alternativa de acolhimento gratuita à comunidade. O objetivo é ajudar o paciente a encontrar novas possibilidades para enfrentar problemas e indicar vias de encaminhamento de acordo com a situação. "O plantão é um serviço essencial. Às vezes, tudo o que a pessoa precisa é ser ouvida e desabafar imediatamente. Ela não pode esperar para iniciar um processo longo como a psicoterapia", completa ela.

Desde 2015 cerca de 500 pessoas foram atendidas pelo Plantão Psicológico da UEL. Pesquisa realizada entre 2015 e 2016, apontou que 12% dos pacientes atendidos apresentavam quadro de depressão e que 10% tinham ansiedade. Os dados também revelaram que 18% dos atendidos haviam tentado ou pensado em suicídio. Luto, problemas no relacionamento e questões acadêmicas também foram dados considerados relevantes no estudo.

Outros números - as doenças provenientes de problemas psicológicos apresentam números expressivos no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira tem depressão. A ansiedade também é um mal que acomete os brasileiros, segundo a OMS. De acordo com as autoridades de saúde, o atentado contra a própria vida também é reflexo de doenças psicológicas não tratadas.

Em Londrina casos de suicídio pela ingestão de substâncias tóxicas são atendidos pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Hospital Universitário (HU). Segundo dados do Centro, entre janeiro e setembro de 2018, 747 pessoas atentaram contra a própria vida na cidade. O dado, apesar de 11% menor que os 832 casos do mesmo período no ano passado, apresenta um número estável, com oito óbitos nos dois anos.

* Estagiário na Coordenadoria de Comunicação Social (COM) UEL

13h08 Curso de Nutrição da UEL deve abrir vagas já a partir de 2020
  08h59 UEL conquista novo curso de Nutrição, que será oferecido a partir de 2020
  16h50 Grupo Vocal Entre Nós apresenta Morte e Vida Severina no Teatro Ouro Verde dia 15
  14h03 Abertos edições 2018 do Simpósio Por Extenso e Encontro Anual de Extensão Universitária
  11h06 UEL manifesta pesar pela morte do ex-aluno e médico Roberto Kunimassa Kikawa
  11h03 Catedrática de la Universidad Autónoma de México se encarga de la Conferencia magistral en el 7º Simposio de Extensión de la UEL
  11h07 Professora da Universidade Autónoma de México abre Por Extenso, nesta segunda-feira.
  11h37 Livro conta trajetória e destaca ações do projeto de extensão Sensibilizarte do CCS
  17h12 Servidores aposentados da PCU são homenageados pelos serviços prestados
  16h26 Inscrição do Prêmio Fotografia-Ciência e Arte do CNPq vai até 18 de janeiro
  15h47 Integrantes da Empresa Júnior Motus fazem treinamento nas áreas de comunicação e negócios