Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

12/09/2018

Pesquisadores debatem inovações na área de Microbiologia posssui-foto

Congressos reúnem mais de 650 participantes de 21 estados

Foi aberto nesta quarta-feira (12) o 3º Congresso Paranaense de Microbiologia e o Internacional Symposium of Mycology, eventos de caráter científico que prossegue até sexta-feira (14), no Hotel Sumatra, no centro de Londrina, com programação recheada de palestras e minicursos sobre temas relacionados à área. Os eventos reúnem mais de 650 participantes, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de 21 estados brasileiros.

Durante a cerimônia de abertura a coordenadora geral do evento, professora Lucy Megumi Yamauchi Lioni, do Departamento de Microbiologia, destacou a relevância do congresso, considerando que trata-se de uma oportunidade para o debate de idéias, troca de experiências e partilha de conhecimento. Esta edição do congresso apresenta 27 palestrantes, dentre eles internacionais provenientes da Escócia, Portugal, Espanha, argentina, e Venezuela. O programa inclui 11 mesas-redondas, 14 mini-cursos e apresentações de trabalhos.

A palestra de abertura do Congresso foi ministrada pela professora Marina Baquerizo Martinez, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), editora chefe do Brazilian Journal of Microbiology. Ela abordou o tema Evolução da Pesquisa em Microbiologia do Brasil. Marina destacou que "São os micros que dominam o mundo e não os macros. Porque, uma bactéria infinitamente menor é capaz de destruir uma baleia infimamente maior e não o contrário" o que segundo ela demonstra a importância que o estudo da microbiologia tem para o desenvolvimento da sociedade que evolui cada vez mais rápido.

Marina Martinez, da USP, falou sobre evolução da Microbiologia no Brasil

A cerimônia de abertura contou com a presença da diretora do Centro de Ciências Biológicas, Gisele Maria de Andrade de Nobrega, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Amauri Alfieri, do Chefe do Departamento de Microbiologia, Gerson Nakasoto e da professora, Rosa Elisa Carvalho Linhares, ex-diretora do Centro de Ciências Biológicas. O Congresso traz além de palestras com os pesquisadores, debates, atividade cultural, minicursos e apresentação de trabalhos com professores e profissionais renomados da área de microbiologia básica, microbiologia médica humana e veterinária, microbiologia agrícola e ambiental, microbiologia industrial, microbiologia de alimentos, micologia, inovação e biotecnologia.

O Congresso é organizado pelos estudantes do curso de Pós-graduação em Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e professores do Departamento de Microbiologia. O evento conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), CRBio, Sociedade Brasileira de Microbiologia, BPI - Biotecnologia Pesquisa e Inovação, Galóa, Instituto Haward, Induslab, Canemix e Artmed. A programação completa está disponível no endereço http://www.uel.br/eventos/cpm/

17h07 Divulgados prazos de inscrições da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  11h37 Abertas inscrições do curso de especialização em Neurociências
  11h17 Projeto de Extensão investe na qualidade de vida e saúde de idosos de Londrina