Londrina, Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 -  Busca

12/09/2018

Jurassic Park Brasil posssui-foto

Paleontólogo formado na UEL falou sobre o surgimento da vida e dos dinossauros que viveram no território brasileiro

Raíssa Christine*

A Terra é um lugar muito especial, que surgiu em um tempo especial. Existem vários planetas no sistema solar e, no entanto, nenhum tem uma localização como a do planeta Terra. Nosso globo se encontra em uma posição privilegiada no sistema solar, que é a zona de Goldilocks, a chamada zona habitável. É a distância em relação ao Sol que possibilita o surgimento de elementos indispensáveis à sustentação da vida. Isso quer dizer que não está muito perto, e nem muito longe. E que, juntamente com a pressão do CO2 na atmosfera, é capaz de preservar a água em estado líquido em toda a sua História.

Foi disso que o professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), veio falar no III Congresso de Biologia da UEL (CBUEL), dia 27 de agosto: como a Terra é especial. Anelli é paleontólogo e escritor, conhecido por seus livros sobre dinossauros brasileiros e de divulgação cientifica. Ex-aluno da UEL, graduado em Ciências Biológicas, é sucesso em uma área que não era característica na Universidade. "Eu acabei abrindo uma especialidade aqui que é a Pré-História e segui um caminho um pouco diferente do comum, que é o caminho de escritor", relata. Com mais de 15 livros escritos, adotados no exterior e pelas escolas, Anelli busca mostrar como a vida terrestre é um retrato da longa História do universo e dos privilégios exclusivos da Terra no sistema solar. Das distinções geológicas que a acompanharam nos últimos 4,1 bilhões de anos, bem como de suas próprias virtudes e do seu talento para evoluir.

"A Terra era singular antes mesmo de seu nascimento", conta. E acrescenta: "Pois a Nebulosa de onde se originou o sistema solar estava enriquecida com elementos pesados, que são os elementos necessários para se formar planetas rochosos". Estes planetas, no nosso sistema, são os menores. Mas os únicos capazes de abrigar a vida.

Contar a História da vida no planeta Terra e de tudo o que nela habita é o objetivo do professor, que procura popularizar o patrimônio cultural que é a Pré-História brasileira. "Ignoramos os dinossauros e seres que aqui viveram, assim como tudo o que este imensurável país atravessou por centenas de milhões de anos para chegar ao que é hoje", argumenta.

Anelli acredita que na educação escolar é fundamental que os alunos não conheçam somente a Pré-História dos países desenvolvidos, que a utilizam como pilar cultural. Pois nossa geografia, ligada ao surgimento do planeta, está em conexão com as formas de vida que aqui viveram. Segundo o professor, por exemplo, dentre os dinossauros que habitavam nossas terras, alguns estão entre os primeiros do mundo e quase ninguém sabe disso.

"A evolução dos dinossauros, da vida e da Geografia, precisam ser ensinados nas escolas. Este mundo é uma herança de um passado geológico e tudo o que existe aqui é o resultado de um longo processo geológico. As crianças têm que aprender isso", acredita. Para o professor, a Paleontologia, a História geológica da Terra e da vida se une em todos os aspectos de aprendizagem. E, além de conhecer as especialidades do nosso planeta, para nós é importante entender que o nosso país também é muito especial. E que a nossa História precisa ser ensinada nas escolas.

Dinossauros brasileiros

Entre os livros escritos pelo professor Anelli, a obra Dinos do Brasil, da editora Peirópolis, é o seu mais recente exemplar voltado para o publico infantojuvenil . Em linguagem simples e acessível, a obra fornece dados e informações sobre os dinossauros brasileiros, bem como explica curiosidades a respeito da criação dos seus nomes e fornece informações para que as crianças possam ver como funciona o trabalho dos paleontólogos e cientistas em geral.

Em abril deste ano, Anelli realizou uma palestra para alunos de seis escolas estaduais de Utah, nos Estados Unidos. O livro Dinos do Brasil foi utilizado como guia para mostrar para as crianças, que só conheciam os dinossauros norte-americanos, como os nossos dinos também são fascinantes.

"Nosso país é a Pré-História da Pré-História", comenta o professor, que explica que nas nossas terras estão os mais antigos esqueletos, do período Triássico (250 a 200 milhões de anos atrás). E que, por isso, os dinossauros tupiniquins são tão importantes. Pois possibilitam que os paleontólogos de todo o mundo estudem o começo da evolução. "Por esse motivo eu defendo, mais uma vez, que isso deve ser ensinado nas escolas" finaliza o professor.

*Estagiária de Jornalismo na COM

13h08 Curso de Nutrição da UEL deve abrir vagas já a partir de 2020
  08h59 UEL conquista novo curso de Nutrição, que será oferecido a partir de 2020
  16h50 Grupo Vocal Entre Nós apresenta Morte e Vida Severina no Teatro Ouro Verde dia 15
  14h03 Abertos edições 2018 do Simpósio Por Extenso e Encontro Anual de Extensão Universitária
  11h06 UEL manifesta pesar pela morte do ex-aluno e médico Roberto Kunimassa Kikawa
  11h03 Catedrática de la Universidad Autónoma de México se encarga de la Conferencia magistral en el 7º Simposio de Extensión de la UEL
  11h07 Professora da Universidade Autónoma de México abre Por Extenso, nesta segunda-feira.
  11h37 Livro conta trajetória e destaca ações do projeto de extensão Sensibilizarte do CCS
  17h12 Servidores aposentados da PCU são homenageados pelos serviços prestados
  16h26 Inscrição do Prêmio Fotografia-Ciência e Arte do CNPq vai até 18 de janeiro
  15h47 Integrantes da Empresa Júnior Motus fazem treinamento nas áreas de comunicação e negócios