Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

19/07/2018

UEL participa de abertura de Encontro Nacional de Sericultura posssui-foto

Vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, reitor da UEL, Sérgio Carvalho, e professor Henrique de Santana

O reitor Sérgio Carvalho, juntamente com o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, participaram nesta quinta-feira (19) da abertura oficial do 16º Encontro Nacional e 35º Encontro Estadual de Sericultura, no Centro de Eventos de Londrina. O encontro trouxe à cidade mais de 1.500 produtores de bicho da seda dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A UEL participa do evento por meio do projeto "Seda - o fio que transforma", que envolve pesquisadores e estudantes do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Centro de Ciências Exatas (CCE) e Centro de Ciências Agrárias (CCA). O projeto é coordenado pela professora Cristianne Cordeiro Nascimento, também diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN).

"Ao desenvolver um projeto desta magnitude, a Universidade consolida a missão de apoiar a sociedade no desenvolvimento regional, associando a geração de emprego e renda, com foco na agricultura familiar e nas pequenas propriedades", resumiu o reitor da UEL. A coordenadora do projeto, professora Cristianne, destacou que os estudos desenvolvidos na Universidade trabalha toda a cadeia do bicho da seda, da genética à exportação dos fios, com foco no mercado de alto luxo da moda.

A cadeia da seda vive um momento bastante favorável, em que pese os problemas enfrentados pelo país, relacionado à instabilidade política e financeira. Segundo a presidente da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), Renata Amano, a cadeia da sericicultura está presente em 227 municípios de três estados brasileiras, envolvendo 2,5 mil famílias de agricultores. Só no Paraná são 183 municípios que produzem o bicho da seda. Ela define o setor como uma cadeia sustentável e economicamente responsável, que abre novas oportunidades à economia nacional.

Iniciativas valorizam cadeia produtiva responsável pela matéria-prima da seda

O projeto "Seda - o fio que transforma" busca dar visibilidade à produção de seda londrinense, considerando o potencial empreendedor e a capacitação de artesãos, além de interessados em uma nova fonte de renda. Outro foco importante é a valorização de toda a cadeia produtiva responsável pela matéria-prima da seda. Professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UEL participam do 16º Encontro Nacional e 35º Encontro Estadual Sericultura por meio de um estande onde demonstram as tecnologias desenvolvidas.

Segundo o professor Henrique de Santana, do Departamento de Química, a pesquisa desenvolvida nos laboratórios da UEL procuram a melhoria da qualidade do fio, aprimorando a genética do bicho da seda, uma linha de pesquisa pouco difundida no Brasil, sendo que institutos e Universidades focam, basicamente, no desenvolvimento de outros atributos das lagartas e dos casulos para que tenham maior valor comercial.

O 16º Encontro Nacional e 35º Encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira da Seda (Abraseda) e da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Paraná, com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná e Caixa Econômica Federal. A programação prevê palestras, lançamentos de livros e apresentações técnicas para promover o intercâmbio de experiências e incentivar produtores para a melhoria da atividade. O encontro tem previsão de terminar às 17 horas após a programação técnica e com visita aos estandes.

Participaram da abertura o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, o presidente do IDEL/Londrina, Bruno Ubiratan, o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Ailton Nantes, além de representantes da Secretaria de Agricultura do estado de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, prefeitos do Oeste de São Paulo, da Abraseda, Câmara Técnica do Complexo Seda Paraná, do Iapar, Emater e da Fiação de Seda Bratac de Londrina, considerada a maior produtora e exportadora de fios de seda do Ocidente, parceira do projeto "Seda - o fio que transforma", desenvolvido pela UEL.

Confira a reportagem da TVUEL: