Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

18/06/2018

OSUEL faz concerto com compositores nacionalistas

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) apresenta na próxima quinta-feira (21), às 20h30, no Teatro Universitário Ouro Verde, concerto da Temporada Ouro Verde. O tema do programa é "Compositores Nacionalistas".

Sob a regência do Maestro Alessandro Sangiorgi, a OSUEL trará uma mostra de alguns compositores nacionalistas. Serão executadas as obras: "Suíte para Cordas", do tcheco Leos Janácek, "Pantomima" e "Dança Ritual do Fogo" (de "El Amor Brujo"), do espanhol Manuel de Falla, e a "Suíte Vila Rica", do brasileiro Camargo Guarnieri. O concerto é uma realização da Casa de Cultura, com apoio da Rádio UEL FM.

Conforme destacou a direção da Casa de Cultura, o programa faz um paralelo com o clima de Copa do Mundo que está no ar, sendo que as atenções estão voltadas para as mais diversas nações e as respectivas culturas. "Até o século XVIII, no Barroco e parte do Classicismo, os estilos musicais não podiam ser facilmente classificados como de um único país: os estilos e formas eram disseminados internacionalmente".

A direção destaca ainda que no século XIX, porém, a política europeia foi marcada por intensos movimentos nacionalistas, com objetivo de fortalecer nações autônomas ou promover a independência (no caso de povos dominados por estrangeiros). O fato é que, conforme explica a direção, a música tornou-se um forte veículo para aspirações: autoafirmação, independência, identificação como nação e valorização da própria língua e da própria terra.

Ingressos - Os ingressos estarão à venda no Teatro Ouro Verde na quarta-feira e quinta-feira, das 13 às 19 horas. Também no dia do concerto, quinta-feira (21), os ingressos serão vendidos até o horário de início do concerto.

Concerto da OSUEL - "Compositores Nacionalistas".

Data: 21 (quinta-feira), às 20h30min, no Teatro Universitário Ouro Verde.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

(Com informações da Casa de Cultura da UEL).