Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

24/05/2018

Semana do Café é aberta no Museu Histórico posssui-foto

Programação da 7ª edição segue até domingo (27)

Com objetivo de marcar o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, foi aberto nesta quinta-feira (24), no Museu Histórico de Londrina, a já tradicional Semana do Café. A solenidade de abertura da 7ª edição contou com apresentação do Coro Tempos Dourados, da Casa de Cultura, além da presença de autoridades locais e convidados.

A edição deste ano da Semana, que segue até domingo, dia 27, conta com uma extensa programação que prevê a realização de visitas monitoradas, contação de histórias, degustação de cafés especiais, momentos de extração do café, Tenda dos Sabores, apresentações musicais tradicionais. Também fazem parte da Semana do Café as tradicionais oficinas.

Na solenidade de abertura, o professor Ronaldo Baltar, diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), representando reitora da UEL, destacou a importância da Semana do Café para a Universidade."É um evento que divulga a UEL para Londrina e região, sendo que o Museu Histórico é um órgão suplementar da Universidade", disse.

Já a diretora do Museu Histórico de Londrina, Regina Célia Alegro, enfatizou o importante papel do Museu no sentido de preservar a história do café na região. "O Museu é um espaço de memória que tem um forte vínculo com a memória da cidade e, por consequência, com a memória do café. É o guardião institucional dessas histórias".

Regina Alegro também comentou a programação e as atrações da Semana do Café. "Tivemos o cuidado de ampliar as atividades para os diferentes públicos. Os visitantes irão contar com uma programação artística, de formação e de degustação que irá cumprir o objetivo do evento: promover a cultura do café", completou a diretora do Museu.

A presidente da Associação Rota do Café, Cornélia Gamerschlag, salientou a programação inclusiva, com oficinas específicas para deficientes visuais e pessoas com Síndrome de Down. "Com a ampliação das atividades para públicos variados, a Semana do Café se tornou uma oportunidade de celebrar a cultura e a tradição do café", apontou.

A programação completa da Semana do Café pode ser encontrada no endereço facebook.com/Museu-Histórico-de-Londrina-382821251811508/.

Serviço

O Museu Histórico de Londrina fica na Rua Benjamin Constant, 900 (Centro). Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082.

(Com informações e FOTO do Museu Histórico/Amaury Ramos).