Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

19/03/2018

Professor da Universidade da Flórida abre Simpósio de Orquídeas

O professor Wagner Vendrame, titular da Universidade da Flórida no Centro de Educação de Pesquisa Tropical, com ênfase em Fitotecnia, ministra nesta terça-feira (20) palestra de abertura do III Simpósio Brasileiro de Orquídeas (SIMBRAORQ) - "A Indústria da Orquídea". A abertura oficial será realizada às 19 horas no Anfiteatro do PDE. O Simpósio vai até sexta-feira (23).

Wagner Vendrame vai abordar o tema "Produção industrial de orquídeas". Ele desenvolve pesquisas na área de produção de plantas ornamentais com uso da biotecnologia. Os projetos atuais incluem a utilização de técnicas avançadas, como biorreatores de criopreservação e imersão temporária para a propagação e conservação a grande escala de plantas. Entre Espécies de estudos incluem orquídeas, bromélias, árvores floridas, entre outros.

Professor da Universidade da Flórida também ministra o minicurso "Biorreatores na produção de orquídeas", também na terça-feira (20), a partir das 14h30. Ele vai falar sobre método para clonagem de mudas de plantas, que visa a multiplicação de mudas de plantas com mais segurança, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade.

O Simpósio vai discutir e disseminar novas formas de cultivo e propagação da flor. A programação conta com palestras de renomados da Universidade de São Paulo - ESALQ, Universidade Federal de Pelotas, Universidade do Oeste Paulista, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual de Maringá, além da realização de minicursos, apresentação de pôsteres e visitas técnicas.

Com coordenação do professor Ricardo Faria, do Departamento de Agronomia do CCA, a 3ª edição do SIMBRAORQ destaca ainda inúmeras inovações na propagação industrial de orquídeas e criopreservação; substratos e nutrição de orquídeas; pós-colheita e comercialização de orquídeas.

A realização do Simpósio é do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em parceria com a Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Paulista - UNESP Jaboticabal e a Empresa Júnior Consoagro, Universidade Federal do Ceará e UNESP Jaboticabal. Conta com patrocínio da Fundação Araucária, Capes, CNPq, Pró-reitora de Extensão (PROEX), Orquidário da UEL, CREA-PR e demais empresas da cidade - A.Yoshii Engenharia.

Mais informações no endereço www.uel.br/eventos/simbraorq/.