Londrina, Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018 -  Busca

25/01/2018

Inscrições até 22 de março posssui-foto

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) anuncia a abertura do prazo para a apresentação de propostas para projetos para o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e seus subprogramas (Educação, Promoção da Saúde, Agricultura Familiar e Agroecologia, Inovação e Diversidade Cultural e Inclusão e Direitos Sociais).

A submissão de propostas ocorre de 1º de fevereiro a 22 de março, no sistema www.sigseti.net.br. A avaliação 'ad hoc' das propostas se dará até 27 de março, com divulgação das 85 propostas classificadas a partir de 25 de maio. O Programa USF tem o objetivo de executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos, que praticam a disseminação de conhecimentos, via projetos de extensão.

Institucionalizada em 2010, por meio da Lei Estadual 16.643, a iniciativa prioriza o financiamento de projetos executados em áreas estratégicas que privilegiam os municípios com baixo índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), bem como áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses.

O Edital 07/2017 prevê um financiamento de R$ 7.012.500, a serem distribuídos entre os projetos classificados (até 85). "Com este edital pretendemos renovar os projetos e ações a serem desenvolvidas entre os anos de 2018 e 2019 e realizadas por meio da cooperação entre a comunidade, universidades e demais parceiros. Garantimos também a continuidade do investimento na extensão universitária conforme prevê a Lei16.643/2010 que estabelece o Programa Universidade sem Fronteiras enquanto política pública", afirma a coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras, Sandra Cristina Ferreira.

As ações do USF também visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa da capacitação e da produção tecnológica, cultural; e da promoção social, voltadas para inovação e a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses.

Podem participar as instituições de ensino superior públicas ou privadas, sendo autores dos projetos os docentes das áreas correspondentes a cada subprograma. A proposta deve estar vinculada à instituição, podem ser compostas por equipe multidisciplinar, formada por um coordenador-autor, professor extensionistas/pesquisadores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação.

Para a proposta ser aceita, o coordenador do projeto deverá apresentar uma equipe composta, preferencialmente, por profissionais de áreas distintas, com no mínimo dois orientadores (bolsista e/ou voluntário); identificar no projeto a instituição à qual é vinculado; e apresentar currículo na Plataforma Lattes, comprovando a atuação em atividades de extensão.

Os bolsistas devem receber orientação de docentes da mesma área de formação. O profissional recém-formado terá bolsa de R$ 2 mil; o bolsista estudante R$ 745; e o bolsista orientador R$ 1.030. O financiamento inclui ainda recursos financeiros para custeio/capital.

Confira o edital 07/2017 em: http://www.seti.pr.gov.br/arquivos/File/Editais/EDITAL_07_2017.pdf.

(Com informações da SETI)

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h34 Reitoria esclarece sobre o novo SIAF posssui-foto
  10h41 HU realiza curso para gestantes posssui-foto
  17h52 Conselho Universitário aprova regimento para eleições na UEL

Jornal Notícia 1.372