Londrina, Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018 -  Busca

22/12/2017

Bibliotecas contabilizam frequência diária de 2 mil usuários posssui-foto

O Sistema de Bibliotecas da UEL entre em recesso nesta sexta-feira (22). O atendimento será retomado dia 8 de janeiro, com horário de funcionamento das 8 às 22 horas. Só este ano foram registrados quase 325 mil empréstimos e mais de 62 mil consultas, além de uma frequência diária de quase 2 mil usuários, totalizando aproximadamente 422 mil usuários no ano de 2017.

Este ano a Biblioteca Central comemorou 45 anos de história com uma trajetória de recuperação e transferência da informação para toda a comunidade universitária, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural. Ao total, são cinco unidades que formam o Sistema de Bibliotecas. No Campus estão a Biblioteca Central (BC) e a Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH). Outras três unidades setoriais são localizadas em diferentes pontos da cidade: no Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), na Clínica Odontológica Universitária (BS/COU), e no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ).

No portal da BC - http://www.uel.br/bc/portal - é possível verificar a disponibilidade dos títulos em acervo e também efetuar reserva, na seção Catálogo Online. O site também redireciona a teses, dissertações, livros eletrônicos e periódicos na opção Acervos Digitais da UEL.

Acervo-O acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade conta com aproximadamente 172 mil títulos na coleção geral de monografias (que inclui livros, teses e folhetos) com 288 mil exemplares. Ao todo são 127 títulos de obras consideradas raras e 5.500 títulos na coleção especial (composta por material em Braille, CD-ROM, discos, fotografias, mapas, entre outros). Já a Divisão de Periódicos tem cerca de 6.500 títulos na coleção geral e outros 20 títulos na coleção especial. Em exemplares, o número total soma quase 680 mil unidades.

Em 45 anos de história, um dos grandes avanços do Sistema de Bibliotecas foi a possibilidade disponibilizar a produção científica da Universidade on-line. O Portal de Periódicos Científicos reúne 28 títulos, sendo periódicos científicos de várias áreas do conhecimento produzidos na UEL.

Modernização - O Sistema de Bibliotecas investe em ações para a inserção on-line com 2.600 títulos e Ebooks, disponíveis em textos completos. Além disso, participa das seguintes redes: blog, twitter, facebook, youtube e slideshare. Também, implantou o sistema de "chat" para atendimento on line, o que ampliou o canal de comunicação com os usuários, resolvendo dúvidas e solicitações em tempo real. Já a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações disponibiliza cinco mil trabalhos dos cursos de pós-graduação para downloads em texto completo.

Outro serviço disponível é a renovação do empréstimo e reserva do material bibliográfico on-line, sem a necessidade de ir até a biblioteca para esse procedimento.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

11h31 Editora e Proex fazem pré-lançamento do Eduel Social
  10h43 Fernando Mangieri Sobrinho recebe título de Cidadão Honorário
  10h32 Projeto de extensão lança Cartilha Multiplicando Direitos

Notícia 1.375