Londrina, Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018 -  Busca

07/11/2017

2ª turma de Engenharia Civil comemora 40 anos de formatura posssui-foto

Turma fez a graduação entre os anos de 1973 e 1977

Cerca de 40 ex-alunos e professores do curso de Engenharia Civil da UEL se reúnem de 15 a 19 de novembro, em Londrina, para relembrar os 40 anos de formatura da 2ª turma do curso, que fez a graduação entre os anos de 1973 e 1977. O encontro prevê uma festa por adesão, plantio de árvore no Campus Universitário e prática de esportes.

A iniciativa é da própria turma de ex-alunos, que se organizou por meio das mídias sociais para definir todos os detalhes do encontro. A turma congrega engenheiros conhecidos no mercado regional, professores universitários, consultores e profissionais liberais. Professor do Departamento de Construção Civil, do CTU, Carlos José da Costa Branco, que integra a comissão organizadora, explica que os impactos do curso são notados em Londrina, reconhecida pela verticalização registrada entre 1.970 e 2.000.

Organizadores da comemoração no Laboratório de Paisagem do CTU, localizado no Campus Universitário

Para se ter uma dimensão deste fenômeno imobiliário, até 1970 a cidade tinha apenas 36 edifícios de quatro pavimentos pulando para mais de 600 novas edificações no final dos anos 1980. Grande parte das obras foi realizada por construtoras locais, que empregavam mão de obra formada pela Instituição. Os engenheiros Marcos Bozolan e Henrique Luck, que fazem parte da 2ª turma de Engenharia Civil, lembram que muitos profissionais formados na UEL ainda atuaram fortemente na expansão da região norte do país, a partir dos anos 1970, levando o nome da Universidade para estados como Mato Grosso, Goiás, Bahia e Amazonas.

Programação - Para marcar os 40 anos de formatura, os ex-alunos reservaram a data do feriado da Proclamação da República, uma vez que boa parte vem de fora. Dos 42 estudantes, 32 confirmaram participação, sendo que cinco serão homenageados In memoriam.

A programação prevê nos dias 15, 16 e 17 encontros informais e disputas de tênis e Kart, em clubes da cidade e no Kartódromo de Londrina. No dia 17, a partir das 9 horas, a turma se reúne no Bosque dos Pioneiros, no Campus da UEL, (nas proximidades do Restaurante Universitário) para o plantio de uma árvore nobre. A cerimônia contará com a participação da reitora, Berenice Quinzani Jordão. Logo depois, a turma faz uma visita ao Campus, com foco no CTU, que abriga o curso de Engenharia Civil. A programação termina com uma festa por adesão no dia 18 de novembro, a partir das 10 da manhã, no Espaço Vip.

Segundo o professor Costa Branco, a 2ª turma de Engenharia Civil se manteve unida desde a formatura e no início fazia confraternizações anuais. Foram realizados ainda dois grandes encontros comemorando os 20 e 25 anos de formatura. O encontro deste ano, porém, é considerado um dos maiores, reunindo praticamente todos os ex-alunos.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

14h23 UEL discute intercâmbio com Universidades da Espanha
  14h23 Programas da CAPES encerram inscrições
  13h52 OSUEL encerra Masterclass com concerto nesta quinta posssui-foto
  17h29 UEL chama 246 estudantes em convocações do Vestibular e SISU