Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

Pesquisa da UEL ganha prêmio em Simpósio de Ciência do Esporte

Resultados foram apresentados pela integrante do GEPEMENE, Crisieli Maria Tomeleri

Trabalho desenvolvido com um grupo de aproximadamente 60 idosas faturou o 1º lugar no Prêmio Acadêmico Biodelta de Treinamento Resistido na Saúde, Doença e Envelhecimento, dentro do 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado na semana passada, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE), do Centro de Educação Física (CEFE), tendo à frente a pós-doutoranda da Unicamp, Crisieli Maria Tomeleri. O trabalho foi desenvolvido a partir dos estudos realizados na UEL, com orientação do professor Edilson Serpeloni Cyrino, do Departamento de Educação Física.

O prêmio reconheceu os resultados do projeto de pesquisa e extensão intitulado "Treinamento com pesos melhora indicadores de capacidade funcional". O objetivo é oferecer atividade física orientada (musculação) para senhoras com idades acima dos 60 anos. O projeto existe desde 2012, no CEFE da UEL. As participantes fazem musculação pelo menos três vezes por semana. As avaliações dos indicadores de saúde são realizadas pelo menos três vezes ao ano.

Segundo Crisieli, o trabalho demonstrou dados referentes a um grupo de 32 mulheres que apresentavam obesidade e sarcopernia - perda de massa muscular em virtude da idade. O grupo foi dividido em dois, sendo que apenas um realizou o treinamento durante 12 semanas seguidas. O outro não realizou os exercícios físicos. A comparação entre os dados coletados demonstraram que o grupo que manteve o treinamento apresentou aumento de massa muscular, redução de gordura corporal e melhoria da capacidade funcional (desenvolvimento de força e velocidade em caminhada contínua).

Ao conferir o 1º lugar ao trabalho, a comissão julgadora avaliou a qualidade das informações científicas, desenho experimental e a apresentação oral. Além de Crisieli, o trabalho tem a participação dos professores orientadores Cláudia Regina Cavagliere (UNICAMP)) e Edilson Serpeloni Cyrino (UEL), com colaboração dos co-autores Melissa Antunes, Paolo Marcello da Cunha Fabro, Danielle Venturini, Décio Sabbatini Barbosa (CCS), Edilaine Fungari Cavalcante, João Pedro Alves Nunes, Hellen Garcez, Durcelina Schiavoni e Mariana Ferreira de Souza, todos da UEL.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372