Londrina, Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017 -  Busca

UEL recebe R$ 1 milhão em aniversário de 46 anos posssui-foto

Plantio foi realizado no Bosque Perobal pelo engenheiro Atsushi Yoshii e a esposa Kimiko Yoshii, proprietários da Construtora A.Yoshii

Em comemoração aos 46 anos da Universidade Estadual de Londrina foi plantada na manhã desta quarta-feira (11) a 46ª peroba, árvore símbolo da UEL. O plantio foi realizado no Bosque Perobal, localizado no Campus Universitário, pelo engenheiro Atsushi Yoshii e a esposa Kimiko Yoshii, proprietários da Construtora A.Yoshii, responsável pela construção em 1997 do prédio que hoje abriga a Agência de Inovação (AINTEC) e a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL).

O casal homenageou a Universidade com doação no valor de R$ 1 milhão para aquisição de um piano de cauda para o Cine Teatro Universitário Ouro Verde, e demais necessidades financeiras da Instituição. A reitora Berenice Quinzani Jordão destacou a relação entre a peroba, símbolo da UEL, árvore do Norte do Paraná, e a cerejeira, como símbolo do Japão, nesta parceria com a Construtora A.Yoshii e demais relações com a comunidade japonesa de Londrina e região.

Berenice Jordão também destacou o simbolismo do número 46, que representa a liderança, busca por novas ideias, e "seguir em direção ao futuro". Na ocasião, ela também afirmou que a doação recebida é um reconhecimento para a educação. "Fomos surpreendidos com esse presente de aniversário, com a doação de recursos que serão muito bem geridos. Essa doação representa uma confiança na Universidade", apontou.

A homenageada Kimiko Yoshii, em discurso na cerimônia, destacou que "o plantio de uma árvore é algo centenário, mas o investimento em educação é eterno". Ela tem duas graduações e duas especializações pela UEL e afirmou que a forma de agradecer é em ação e doação. "A UEL é uma luz de conhecimento, não só para mim, mas para todos que passaram aqui", completou.

Já o engenheiro Atsushi Yoshii lembrou do simbolismo da peroba como uma árvore que necessita de outras por perto para sobreviver. Da mesma forma, ele afirmou que a UEL precisa da comunidade. "É muito importante a relação com as empresas por meio do estabelecimento de parcerias", afirmou. O engenheiro ainda disse que a UEL é uma instituição de credibilidade e merece todo o respeito e incentivo. Ele contou que a decisão em fazer a doação foi realizada durante a cerimônia, em conversa com Estela Kobayashi, diretora do Núcleo de Estudos e Cultura Japonesa (NECJ/UEL).

A cerimônia oficial contou com a apresentação da Banda Dantzig Big, convidados e autoridades de Londrina e região, além das crianças do Colégio de Aplicação da UEL. Também estiveram presentes no evento de comemoração dos 46 anos da UEL, o vice-reitor, Ludoviko Carnasciali dos Santos, o deputado federal, Alex Canziani, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o vereador de Londrina, Ailton Nantes, o diretor da AINTEC, Edson Miura, além de pró-reitores, diretores de Centro de Estudo, e servidores, professores e estudantes da UEL.

Aintec - A Agência de Inovação (AINTEC) foi criada em 17 de abril de 2008 a partir da resolução do Conselho Universitário nº 065/2008, em atendimento à Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004). A AINTEC tem como objetivo gerir a política de inovação tecnológica da UEL, por meio da identificação e transferência das criações geradas na Universidade para a sociedade e o mercado, além de atender suas demandas tecnológicas. O objetivo é a criação de empresas de base tecnológica.

Atualmente, o setor conta com nove empresas incubadas. Além de estrutura física, oferece cursos em áreas específicas, como gestão financeira e mercado. As quatro unidades da AINTEC são a INTUEL, o Escritório de Propriedade Intelectual (EPI), o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) e o Escritório de Design (EDN).

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

15h53 HU elege novos integrantes da Comissão de Ética
  10h33 UEL é destaque no QS University Rankings posssui-foto
  10h29 Encontro debate o ensino da Língua Inglesa para crianças posssui-foto
  11h42 Pesquisa do NIGEP recebe prêmio em congresso internacional