Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

20/09/2017

Fazenda Escola ganha unidade de nutrição de suínos posssui-foto

Prédio possui 350 metros quadrados e conta com 40 baias

A Fazenda Escola da UEL ganhou oficialmente nesta quarta-feira (20) a Unidade Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suíno, construída em parceria com a multinacional holandesa De Heus Nutrição Animal. A solenidade de entrega reuniu diretores da empresa, a reitora da UEL Berenice Quinzani Jordão, convidados, professores, estudantes e pesquisadores, além de pró-reitores, diretores de Centros e de demais unidades da UEL.

A reitora destacou a importância da parceria para a Universidade. "Um espaço como este multiplica o potencial de pesquisa e dá mais qualidade aos estudos. É a confirmação de que vale a pena investir e buscar conhecimento", afirmou.

Para o professor Caio Abércio da Silva, do Departamento de Zootecnia, chefe da Divisão de Produção Animal da Fazenda Escola, e intermediador na parceria com a De Heus, além da pesquisa, ensino e extensão, pilares da Universidade, o espaço permitirá a prática para os alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia.

A Unidade Experimental de Suínos recebeu investimentos de cerca de R$ 250 mil, via Fundação Itedes. O prédio possui 350 metros quadrados, e conta com 40 baias. Cada baia tem a capacidade de receber até cinco animais adultos ou 10 leitões desmamados, ou seja, no espaço cabem 200 animais grandes ou 400 leitões. Construída em quatro meses, a Unidade conta ainda com uma sala de manipulação de material, escritório, sanitários, e rampa de carga e descarga.

A Unidade Experimental é destinada ao desenvolvimento de pesquisa para nutrição de suínos, com testes de rações que estão em tendência mundial, retirada de microbiano e exames de produtos naturais, nas fases de creche, crescimento e terminação dos animais, período antecedente ao abate. O espaço também reforça os conceitos mais avançados de nutrição, que envolvem o uso de fibras e probióticos.

"Tudo isso para preservar a saúde intestinal do suíno e valorizar, em especial, o produto final, que é a carne de qualidade", explicou o professor Caio Abércio.

Participaram da cerimônia o prefeito do Campus Universitário, Dari de Oliveira Toginho, os pró-reitores Amauri Alfieri (pós-graduação), Sueli Rufini (graduação), e Gilberto Hildebrando (Extensão), o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), José Roberto de Souza, e o vice-diretor do CCA, Augusto José Savioli; o diretor da Fazenda Escola, Cassio Egídio Cavenaghi, a diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Zilda Aparecida de Andrade, a diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Sueli Mayumi Obara Doi, além do diretor presidente da De Heus Brasil Nutrição Animal, Hermanus Wigman, do diretor global em nutrição da De Heus Nutrição Animal, Martin Rijnen, e do líder de pesquisa e desenvolvimento da De Heus Nutrição Animal, Johan Zonderland.

Pela manhã, estudantes participaram de workshop sobre nutrição de suínos, no CCA

Workshop - Estudantes de graduação, pós-graduandos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) participaram na manhã desta quarta (20) de um workshop sobre nutrição de suínos, no Anfiteatro da Pós-graduação do CCA. A atividade foi realizada em parceria com empresa De Heus.

A abertura contou com a participação do diretor presidente da De Heus Brasil Nutrição Animal, Hermanus Wigman. "Esta parceria é um marco histórico para nossa empresa no Brasil. A UEL e a de Heus estão fazendo parte de uma nova era em pesquisa", afirmou.

O evento teve a participação da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, e do professor Caio Abércio, que articulou a parceria com a empresa multinacional holandesa.