Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

12/09/2017

Setembro Verde incentiva a doação de órgãos

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital Universitário (HU), promove amanhã (13) e quinta-feira, dia 14, a Ação Itinerante da Cihdott, nos períodos matutino, vespertino e noturno em todos setores do Hospital, com o tema "Doação de Órgãos: fale sobre isso". A atividade é parte da programação do Setembro Verde, que terá trabalhos desenvolvidos na cidade por diversas instituições de saúde e na Câmara Municipal de Londrina.

O Setembro Verde é um evento global, cujos objetivos são conscientizar e alertar toda a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A recusa familiar ainda é o principal motivo para a não realização de muitas doações e transplantes, na maioria das vezes, por falta de informação e conhecimento sobre o assunto.

Com o tema "Doação de Órgãos: fale sobre isso", o HU pretende divulgar às comunidade interna e externa do hospital a importância de falar sobre a doação e comunicar aos familiares a vontade de se tornar um doador. Mais uma atividade está programada para o dia 27, no hall do HU, nos períodos da manhã e da tarde, em que será realizado cadastro de doadores de medula óssea; teste de acuidade visual, pela disciplina de oftalmologia; entre outras ações educativas.

O Setembro Verde foi oficialmente aberto no dia 5, no Shopping Boulevard, com a Exposição de Fotos. Amanhã, dia 13, será realizada reunião pública na Câmara Municipal de Londrina, com o tema "A visão da morte e a doação de órgãos". No dia 28, às 14h30, na Câmara, haverá a solenidade alusiva ao Dia Mundial do Doador de Órgãos; e no dia 30, às 16 horas, no Aterro do Lago Igapó, acontecerá a Caminhada Verde.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU)