Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

09/08/2017

Acervo fotográfico da UEL é digitalizado posssui-foto

Fotógrafo Hélio Okuda

O Amplo acervo fotográfico analógico da UEL, que reúne cerca de 30 mil imagens, começou a ser digitalizado por meio de um trabalho voluntário que tem o objetivo de recuperar todo o arquivo que remonta parte da história não só da Universidade, mas de Londrina e região.

O acervo resulta do trabalho de servidores pioneiros como o fotógrafo Daniel Martinon, o primeiro profissional da área a trabalhar na UEL, responsável pelos primeiros registros fotográficos, como as obras do Centro de Ciências Humanas (CCH), e a homenagem do Conselho Universitário, em 1982, ao médico e pesquisador Albert Sabin, que desenvolveu a vacina contra a poliomelite.

O trabalho é realizado de forma voluntária pelo fotógrafo Hélio Okuda, que tem interesse em imagens analógicas históricas e encontrou na atividade uma forma de aprofundar conhecimento. Integrante do Fotoclube de Londrina, ele decidiu fazer o trabalho para aprender, ao mesmo tempo em que ganhou o direito de frequentar a Biblioteca Central da UEL, local em que o voluntário tem acesso a livros de fotografia.

O trabalho é realizado uma vez por semana, sempre às quartas-feiras à tarde, na sede do Sistema de Arquivos da UEL (SAUEL), localizado no antigo prédio da Equipe Atacadista. O trabalho consiste em escanear o material em papel fotográfico. Com auxílio do photoshop, a imagem é corrigida, uma vez que a ação do tempo muitas vezes desbota a fotografia, que perde nitidez e brilho. O programa de computador permite devolver à imagem a clareza e transparência originais.

A chefe da Divisão do Arquivo Permanente do SAUEL, Cristina Gaspar Rodrigues, lembra que o acervo pertenceu originalmente à antiga Assessoria de Relações Universitárias (ARU), que posteriormente foi transformada em Coordenadoria de Comunicação Social (COM). Segundo ela, existe uma demanda de ex-alunos que buscam fotografias antigas de formaturas e turmas. Todo o acervo está organizado por unidade da UEL, como Reitoria, Centros de Ensino e Departamentos. Há ainda um farto material da cobertura do Vestibular, que sempre atraiu a atenção e, consequentemente, estudantes de todo o país.

Além de Daniel Martinon, que atuou nos primeiros anos, as imagens são de autoria de profissionais mais recentes, como os repórteres fotográficos Daniel Procópio e Gilberto Abelha, que até hoje atuam na Coordenadoria de Comunicação, além de Jorge Corrêa, também aposentado, e Dorivan Marinho, que não faz mais parte do quadro efetivo da UEL.

Trabalho voluntário - com a digitalização, a cessão de imagens será mais rápida e segura, sem necessidade de manusear as imagens em papel. O diretor do SAUEL, Edson Holtz, explicou que além do fotógrafo Hélio existe ainda outros dois estudantes de Arquivologia voluntários que identificam os vários tipos de documentos existentes no Campus. Outro estudante bolsista do curso de História trabalha com a identificação de negativos de fotos. "Esta atividade voluntária espelha como a sociedade vê e percebe a UEL, demonstrando carinho a ponto de doar parte de seu tempo", considerou o diretor.

O trabalho voluntário na UEL é disciplinado por meio da Resolução do Conselho de Administração 122/2010, que se baseia no princípio da participação e solidariedade. Pelas regras da Resolução, o Prestador de Serviço Voluntário (PSV) não pode substituir o quadro de recursos humanos, não recebe pagamento e não tem vínculo empregatício.

Pode se tornar um Prestador de Serviço Voluntário toda pessoa acima de 16 anos. A seleção é feita por meio de edital específico para a oferta de vagas. O selecionado assina um Termo de Adesão e tem direito à carteira de identificação, expedida pela Pró-reitora de Extensão (PROEX), que dá direito a utilizar a Biblioteca e o Restaurante Universitário, como fins educacionais e científico. Atualmente 76 profissionais prestam serviço voluntário na UEL.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372