Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

09/08/2017

Hamlet abre FILO 2017 no Teatro Ouro Verde posssui-foto

Peça do grupo Armazém Cia de Teatro (FOTO: Divulgação)

Começa na sexta-feira (11) a 49ª edição do Festival Internacional de Londrina (FILO), com solenidade de abertura oficial, às 20 horas, no Teatro Universitário Ouro Verde. O Filo segue até 27 deste mês, totalizando 17 dias, com 78 apresentações nacionais e internacionais em teatros e espaços culturais de Londrina.

A organização do Filo concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), no foyer do Cine Teatro Universitário Ouro Verde, e detalhou a programação da edição deste ano, que inclusive já registra peças com ingressos esgotados.

Participaram da coletiva o diretor do grupo Armazém Companhia de Teatro, Paulo de Moraes, o diretor do Festival, Luiz Bertipaglia, a diretora da Casa de Cultura da UEL, Cleusa dos Santos Cacione

O FILO 2017 recebe 78 apresentações de companhias do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio de Grande do Norte, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, além de atrações internacionais da África do Sul, Suíça, França, Colômbia e Bolívia. Destaque para presença de Fernanda Montenegro, pela primeira vez no FILO, com a leitura dramática "Nelson Rodrigues Por ele Mesmo", nos dias 21 e 22 de agosto.

Luiz Bertipaglia afirmou que esta edição promete uma programação diversificada, com assuntos pontuais como racismo e gênero, e também sobre o atual momento político e econômico do país. Ele informou ainda que o orçamento deste ano é de R$ 1,2 milhão, valor semelhante à edição anterior.

Abertura - A abertura oficial na sexta-feira (11) será marcada pela apresentação do espetáculo "Hamlet", da Armazém Companhia de Teatro (Rio de Janeiro), dirigida por Paulo de Moraes. O diretor conta que a peça é uma versão contemporânea da obra de Shakespeare, "com uma pegada rock and roll, vista de um jeito próprio e especial".

A programação completa do Filo 2017 está disponível no site www.filo.art.br.

Vale ressaltar que o FILO 2017 terá montagens de teatro, dança, circo, multimídia e música, em espaços fechados e ao livre, para públicos de todas as idades. Um dos destaques deste ano é o retorno do Ouro Verde. Segundo Luiz Bertipaglia, o Cine Teatro será palco de 14 grandes espetáculos desta edição.

Já Cleusa Cacione, diretora da Casa de Cultura da UEL, afirmou que a falta de funcionários do Cine Teatro Universitário Ouro Verde não será um problema para o Festival, que possui equipe própria para os 17 dias de trabalhos. Ela se diz esperançosa para que até o dia 30 deste mês todos os funcionários estejam contratados. "Espero que a próxima coletiva seja para dar à boa notícia da contratação", afirmou.

Também serão palco das apresentações do Festival o Teatro Mãe de Deus, Usina Cultural, Centro Cultural SESI/AML, Colégio Estadual Marcelino Champagnat e Bar Valentino. Nas ruas, as apresentações gratuitas serão na Praça Marechal Floriano Peixoto, Zerão, Praça Nishinomiya e Concha Acústica.

Além da programação de espetáculos, o Festival realiza atividades formativas, como oficinas, palestras, mesa-redonda, demonstração de trabalho e bate-papos, e também de atrações musicais.

Bilheteria - Os ingressos para os espetáculos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). O ponto oficial de vendas é no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, centro de Londrina), aberto das 10 às 22 horas (segunda-feira a sábado), e das 11 às 20 horas (domingos e feriados). Os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, no endereço www.diskingressos.com.br.

A UEL, por meio da Casa de Cultura, é uma das promotoras do FILO, ao lado da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná. O festival tem o patrocínio da Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina, Caixa Econômica Federal e Unimed.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372