Londrina, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018 -  Busca

09/08/2017

CCE incentiva o interesse pela física posssui-foto

Estudantes de escolas públicas e privadas de Londrina e região participam nos próximos dias 24 e 25 deste mês da 3ª edição do projeto Física para o Ensino Médio. A iniciativa apresenta o curso de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE), além das pesquisas na área de física desenvolvidas na UEL, com o intuito de divulgar a graduação, criando uma cultura de inovação tecnológica e pesquisa na nova geração. Interessados podem fazer a inscrição até o próximo dia 18 deste mês no endereço uel.br/cce/fisica.

Os professores do Departamento de Física irão ministrar palestras sobre ondas gravitacionais, cosmologia, astrofísica, partículas elementares e astronomia. Segundo o coordenador do projeto, professor Alexandre Urbano, do Departamento de Física, a proposta é apresentar o curso aos estudantes de ensino médio para desmistificar a Física, e ao mesmo tempo mostrar as oportunidades de atuação profissional oferecidas pelo mercado de trabalho.

O professor explica ainda que serão dois dias de atividades para divulgar as cinco linhas de pesquisa da Física da UEL (Nuclear, Matéria Condensada, Astrofísica, Ensino de Física e Partículas e Campos), além dos laboratórios didáticos e de pesquisa, concentrados no CCE, no Campus. "Existe uma demanda muito grande por profissionais, inclusive no ensino superior", destaca o professor, afirmando que, mesmo diante da crise financeira do país, não existe físico desempregado.

Dados recentes divulgados pelo próprio Ministério da Educação apontam que apenas 27% dos professores de Física são formados na área, o que demonstra a necessidade de profissionais com formação adequada.

Além do ensino, o profissional graduado em Física pode ainda trabalhar no desenvolvimento de ciência aplicada, em centros de pesquisas espalhados pelo país. "Não há como pensar crescimento do país sem investimento na pesquisa humana e no desenvolvimento tecnológico", acrescenta o professor Urbano, citando nações como o Japão e a Coreia do Sul, que alcançaram grande desenvolvimento econômico e social a partir do investimento em pesquisa e ensino tecnológico.

A 3ª edição do projeto é realizada pelo Colegiado do curso de Física, com apoio do Departamento de Física, do CCE, e Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

Mais informações sobre o projeto Física para o Ensino Médio pelo e-mail aurbano@uel.br.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h00 Casa de Cultura busca vozes masculina e feminina
  09h59 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h54 Programa seleciona professores de francês para atuar nas IEES

Jornal Notícia 1.372