Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
19/06/2017  

Comunidade elege identidade visual do Vestibular 2018 posssui-foto

Agência UEL

Estudante Rafael Camacho mostra a criação vencedora

Foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) a identidade visual do Processo Seletivo Vestibular 2018. Entre oito propostas criadas por estudantes do 3º ano do curso de Design Gráfico, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a eleita foi produzida pelos alunos Rafael Camacho e Felipe Cestari.

No total, foram apurados 168 votos, dois quais 37 foram para a proposta vencedora. A votação foi realizada junto aos servidores da COPS, da Comissão Permanente de Seleção (COPESE), Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), professores que auxiliam na elaboração do Vestibular, além de alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UEL e do Colégio Professora Maria do Rosário Castaldi, que participaram das apresentações das propostas no último dia 12.

O projeto é composto por cartaz, material impresso e digital, para divulgação dos prazos de inscrição e datas de realização das provas do Vestibular 2018 nas redes sociais, além de um teaser (vídeo de divulgação). Os nomes dos autores vencedores serão divulgados em todos os materiais impressos. Os alunos tiveram um mês e meio de produção, com orientação dos professores Rosane Martins, responsável pela disciplina de Design Gráfico, Cristiane Affonso Zerbetto, que ministra a disciplina de Ilustração Aplicada, e Marcelo Andreo, responsável pela disciplina Design e Movimento.

Como conta o estudante Rafael Camacho, a proposta foi produzida com base no que foi exposto pela COPS no briefing, e também da própria vivência da Universidade. "A UEL é um conjunto, uma unidade, e possui quantidade de vida dentro dela. No cartaz, representamos a vivacidade que a universidade possui, a interdependência e a cooperatividade entre as pessoas que fazem parte dela. Pensamos na UEL como um organismo vivo, que gera vida para comunidade local, para o estado e também para o país", conta Rafael.

O destaque para o cartaz é a imagem central que o compõe, feita totalmente à mão. Ainda de acordo com o estudante Rafael Camacho o desenho foi feito à caneta e depois reproduzido em meio digital. O objetivo da criação, segundo o estudante, era deixar impressa a ideia de vida. Para a professora Rosane Martins, a cada ano os alunos estudam mais sobre o assunto, e também procuram acompanhar o que foi produzido em outros anos. "Eles levam muito a sério e se empenham muito para fazer, pois estão trabalhando com um cliente de verdade", aponta a professora. Já a professora Cristiane Zerbetto destaca que os participantes do concurso trabalharam com muita responsabilidade, como profissionais. "Todos os grupos tiveram responsabilidade para trabalhar com excelência", diz.

Já para Marcelo Andreo, incluir o teaser no projeto dos alunos foi um diferencial na produção deste ano. "Eles demonstraram muito empenho para fazer o trabalho com a imagem em movimento", acrescenta. Conforme avaliação da coordenadora da COPS, Cristiane Medina, primeira vez à frente no processo de escolha da identidade visual do Vestibular da UEL, esta foi uma experiência completamente nova. Ela conta que teve contato com uma série de processos que não conhecia e percebeu o empenho dos alunos durante a elaboração dos trabalhos.

Parceria - Assim como o cartaz traz a ideia de organismo vivo e interligado, a coordenadora afirma que é muito importante a interação entre a COPS e alunos. "A COPS quer estar próxima da Universidade e dos cursos. E damos um reconhecimento muito grande para o trabalho feito pelos estudantes", afirma. Como próxima etapa, o cartaz passará por algumas alterações e adequações. Estará pronto nas próximas semanas para utilização nas redes sociais e também disposição do material impresso nas escolas.

Durante a Feira das Profissões da UEL, dia 28 de junho, a divulgação do Vestibular 2018 será realizada por meio de um banner provisório, além de flyers para distribuição junto aos visitantes.

A parceria para elaboração da identidade do Vestibular da UEL existe há 14 anos. O trabalho é realizado em conjunto com a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), organizadora do concurso, e o curso de Design Gráfico, que lança o desafio aos alunos. A parceria rende verba ao curso, que é revertida para melhorias na área acadêmica.

Vestibular 2018 - As inscrições para o Vestibular UEL 2018 estão abertas entre os dias 10 de agosto e 11 de setembro. A prova de Habilidades Específicas (curso de Música) será no dia 24 de setembro. A 1ª Fase do Vestibular está marcada para 29 de outubro, e a 2ª fase nos dias 3, 4 e 5 de dezembro.



É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.


  15h17 PRORH e Escola de Gestão reforçam parceria para oferta de cursos
  09h33 Fundação de Portugal divulga bolsas de pesquisas
  08h48 Inscrições para Curso Especial Pré-Vestibular começam dia 22
  16h48 Colônia de Férias é aberta no CEFE posssui-foto
  17h30 Campanha incentiva uso racional da água e energia elétrica na UEL
  15h28 Projeto completa 25 anos e registra 11 mil atendidos por mês posssui-foto
  09h30 Departamento oferta especializações na área de administração
  17h45 Abertas inscrições para cursos na área de Tecnologia da Informação
  16h59 Casa de Cultura oferece curso de regência orquestral
  17h37 CCB divulga curso de Verão em Patologia Geral Básica
  09h27 UEL oferta 16 vagas do mestrado Profissional de Sociologia em Rede
  16h30 Central de Estágio do Paraná abre inscrições segunda-feira (15)
  09h58 Cops divulga concurso da Agência de Fomento do Paraná
  08h51 Abertas inscrições da especialização em Economia Ambiental
  13h02 Laboratório de Línguas recruta instrutores
D
DESTAQUES ::.

Jornal Notícia 1.370

Bem-vindos, voluntários!

Professoras alertam contra exclusão das IES no PNLD

As transformações do marco zero de Londrina
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com a Reitora
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br