Londrina, Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018 -  Busca

19/06/2017

Lançamento traz 100 traduções de letras de Carlos Gardel

Será lançado na quinta-feira (22), às 19h30, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900), o livro "Cem Letras de Tangos, Canções, Valsas e milongas gravados por Carlos Gardel traduzidas para a Língua Portuguesa". Os autores do lançamento são Mario Ulises Labella (in memoriam), radialista, nascido em Montevideo em 1928, falecido em 2015, e José Luís da Silveira Baldy, médico infectologista, professor e apaixonado por música. O evento é aberto ao público.

O autor Mario Ulises Labella apresentou por mais de 10 anos na Rádio UEL FM o programa Tangomania. O livro é resultado da parceria entre Mario Labella e José Luís da Silveira Baldy, professor aposentado do curso de Medicina da UEL, e também colaborador na Rádio UEL FM. Ele apresenta o programa Passado a limpo. Mario Ulises contribuiu com seu conhecimento sobre o tango e outros gêneros da música rio-platence e o idioma falado no Uruguai e Argentina; e Baldy colaborou com o domínio da Língua Portuguesa e a notória curiosidade musical.

O livro tem como principal objetivo oferecer aos leitores que gostam de música rio-platense - do tango, em particular - a oportunidade de compreender, clara e rigorosamente, o significado das letras de cem composições gravadas por Carlos Gardel em todas as fases da carreira.

A primeira edição traz a seleção de 100 músicas de Carlos Gardel. As letras e traduções foram distribuídas no livro segundo a ordem cronológica em que as partituras foram publicadas no período de 1916 a 1935. A transcrição das letras foi realizada exatamente como interpretadas nas gravações de Carlos Gardel, isto é, com a inclusão das modificações que o cantor eventualmente fazia nas letras originais.

O lançamento é bilíngue e foram inseridas nos rodapés, notas com os nomes dos instrumentistas ou orquestras que acompanharam Carlos Gardel em cada um dos discos de 78 rotações, assim como a identificação da gravadora e o ano em que foram efetuados os registros fonográficos. Vale lembrar que o Tango é um gênero musical com características próprias e inconfundíveis, cujas letras passaram a ser feitas por poetas, com melodias que permitem arranjos musicais de altíssima qualidade, e bailado como um rito por casais dançarinos.

Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082.

(Com informações do Museu Histórico de Londrina)

Serviço

Lançamento do livro Cem Letras de Tangos, Canções, Valsas e milongas gravados por Carlos Gardel traduzidas para a língua Portuguesa

Dia: quinta-feira, dia 22, às 19h30.

Local: Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900),

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

15h17 PRORH e Escola de Gestão reforçam parceria para oferta de cursos
  09h33 Fundação de Portugal divulga bolsas de pesquisas
  08h48 Inscrições para Curso Especial Pré-Vestibular começam dia 22
  16h48 Colônia de Férias é aberta no CEFE posssui-foto