Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

06/06/2017

Representantes de Universidades Paraguaias são recebidos na UEL

Objetivo da visita é estreitar relações com as Universidades Estaduais do Paraná

A UEL recebeu nesta terça-feira (6), na Sala dos Conselhos, a visita de membros de Universidades Paraguaias, que integram a Red Zicosur Universitaria. O objetivo da visita ao Brasil é estreitar relações com as Universidades Estaduais do Paraná, promovendo integração e regionalização das atividades. Além de assistirem a uma apresentação sobre a Universidade, os visitantes conheceram a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Rádio UEL e TV UEL, Agência Internacional de Tecnologia (AINTEC), e também a Comissão Universidade para os Índios (CUIA).

A comitiva é formada por Mariano Adolfo Pacher Morel, vice-presidente da Red Zicosur Universitaria, e reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (UNICAN), Juan Manuel Silvero, encarregado da pós-graduação e relações internacionais da Universidad Nacional de Asunción (UNA), Hermenegildo Cohene Velázquez, decano da Facultad de Ciencias y Tecnología de la Universidad Nacional de Itapúa (UNI), e Edgar Catalino Ferreira Sánchez, secretario executivo da Asociación de Universidades Públicas del Paraguay (AUPP), e docente de Comunicación da Universidad Nacional de Concepción (UNC). Em seguida, conforme programação, os membros das Universidades Paraguaias seguem para a Universidade Norte do Paraná (UENP).

Como conta Edgar Sánchez, a UNC possui apenas 10 anos, e o curso de Comunicação tem sete anos de criação. Por isso, há um grande interesse em conhecer como a UEL, com mais de 45 anos de atuação, desenvolve as atividades acadêmicas, e como os cursos de Comunicação Social formam os estudantes. "Existe um modelo do jornalismo brasileiro que queremos seguir, que atua com mais proximidade com as pessoas. É referência em jornalismo investigativo e científico", afirma Edgar.

Participaram da reunião a Assessora de Relações Internacionais da UEL, Telma Gimenez, a pró-reitora de Graduação, Sueli Rufini, pró-reitor de Extensão, Gilberto Hildebrando, e a diretora de Acompanhamento Administrativo da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Lisiane Freitas de Freitas, o diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPPG), Fábio Pitta, diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Zilda de Andrade, coordenadora de comunicação da UEL, Ligia Barroso, e a coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação Lato Sensu, Tânia Lobo.