Londrina, Domingo, 20 de Maio de 2018 -  Busca

31/05/2017

Feira das Profissões agenda escolas

Estudantes do Ensino Médio de Londrina e região serão recebidos nos Centros de Estudos

Está aberto para as escolas de Londrina e região o período de agendamento para a 6ª Feira das Profissões da UEL: Conhecendo a UEL. Escolas públicas e privadas interessadas em trazer alunos do Ensino Médio para visitar a Feira deverão realizar o agendamento até o dia 23 de junho. O agendamento é realizado no endereço www.uel.br/prograd/feiradasprofissoes.

A Feira das Profissões será realiza no dia 28 de junho, nos períodos da manhã, tarde e noite, das 8h30 ao meio dia, e das 14 às 21h30, em todos os Centros de Estudo localizados dentro do Campus Universitário. Os objetivos da ação são apresentar os 54 cursos de graduação da Universidade, e ao mesmo tempo auxiliar os jovens na escolha da profissão.

Conforme informações da organização da Feira, são esperados mais de 12 mil estudantes para a edição deste ano. O formato de visitação será o mesmo adotado na edição passada, ou seja, os jovens vão percorrer os Centros de Estudos, visando inclusive a interação com a comunidade universitária.

Segundo Adriano Luiz da Costa Farinasso, diretor de Assuntos Acadêmicos, da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), a novidade para este ano é a realocação dos cursos ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) junto aos do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Para o diretor, este centro oferece mais espaço e permitirá uma melhor experiência aos visitantes.

Para uma melhor distribuição dos visitantes, a Prograd também elaborou roteiros de visitas. No ato do agendamento, as escolas deverão preencher um formulário e escolher o roteiro de início da visita. São quatro opções: o Roteiro A tem início no CCB/CTU; no Roteiro B, a visita começa no CCE/CCA; o roteiro C tem início no CCH/CESA; e o Roteiro começa pelos cursos do CEFE/CCS/CECA.

Outro diferencial para este ano é a ampliação do horário de visitação. Segundo a diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, integrante da comissão organizadora do evento, o aumento de meia hora é para que os estudantes do período noturno também tenham a oportunidade de conhecer a Feira.

A diretora é também coordenadora o Programa de Formação Complementar: evento como estratégia para solidificação do curso e do profissional de Relações Públicas, que está planejando a parte de estrutura para atender os estudantes visitantes - localização dos banheiros químicos e atendimentos nas Cantinas, além da logística, com a escolha dos pontos de localização e acesso aos Centros de Estudos por meio de placas de identificação.

Monitores voluntários vão orientar os jovens durante a visita ao Campus Universitário

Monitores - Cada Centro de Estudos vai contar com monitores espalhados ao longo do Campus Universitário. A ideia é agilizar a visita dos jovens à Feira. Os monitores também vão auxiliar na recepção dos ônibus e no deslocamento dos grupos pelo Calçadão da UEL.

A organização informa que egressos da Universidade também poderão participar como monitores voluntários. Para isso, basta realizar o cadastro no endereço www.uel.br/prograd/feiradasprofissoes

A proposta é possibilitar que os egressos, agora licenciados e bachareis em diferentes áreas de atuação, possam falar sobre os respectivos cursos de graduação para estudantes do Ensino Médio. Cada participantes receberá um certificado de ações voluntárias emitido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

Edição anterior - Na edição realizada ano passado 12 mil alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Londrina e região foram recebidos no Campus Universitário. A visitação foi realizada nos três períodos: pela manhã foram cerca de 7 mil estudantes, à tarde outros 3 mil e à noite aproximadamente 2 mil visitantes. Foi a primeira vez que o modelo descentralizado foi adotado, com visita aos cursos dos nove Centros de Estudos da UEL.

Organização - A comissão organizadora da 6ª Feira das Profissões é composta por integrantes de projetos e programas da Universidade. São eles: Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE). Também participam a Coordenadoria de Comunicação (COM), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC), Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Núcleo de Acessibilidade (NAC). Ainda foram constituídas comissões nos Centros de Estudos e Colegiados de Graduação, compostas por servidores e alunos no sentido auxiliar no planejamento e logística da Feira das Profissões.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h11 Seminário reúne integrantes da Comissão Nacional de Ética
  16h47 UEL integra organização da Conferência de Restauração Ecológica
  17h41 CD do Trio Mambembe neste sábado (19) na UEL FM
  16h56 Departamento oferta cursos de guarani e kaingang