Londrina, Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018 -  Busca

31/05/2017

Feira das Profissões agenda escolas

Estudantes do Ensino Médio de Londrina e região serão recebidos nos Centros de Estudos

Está aberto para as escolas de Londrina e região o período de agendamento para a 6ª Feira das Profissões da UEL: Conhecendo a UEL. Escolas públicas e privadas interessadas em trazer alunos do Ensino Médio para visitar a Feira deverão realizar o agendamento até o dia 23 de junho. O agendamento é realizado no endereço www.uel.br/prograd/feiradasprofissoes.

A Feira das Profissões será realiza no dia 28 de junho, nos períodos da manhã, tarde e noite, das 8h30 ao meio dia, e das 14 às 21h30, em todos os Centros de Estudo localizados dentro do Campus Universitário. Os objetivos da ação são apresentar os 54 cursos de graduação da Universidade, e ao mesmo tempo auxiliar os jovens na escolha da profissão.

Conforme informações da organização da Feira, são esperados mais de 12 mil estudantes para a edição deste ano. O formato de visitação será o mesmo adotado na edição passada, ou seja, os jovens vão percorrer os Centros de Estudos, visando inclusive a interação com a comunidade universitária.

Segundo Adriano Luiz da Costa Farinasso, diretor de Assuntos Acadêmicos, da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), a novidade para este ano é a realocação dos cursos ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) junto aos do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Para o diretor, este centro oferece mais espaço e permitirá uma melhor experiência aos visitantes.

Para uma melhor distribuição dos visitantes, a Prograd também elaborou roteiros de visitas. No ato do agendamento, as escolas deverão preencher um formulário e escolher o roteiro de início da visita. São quatro opções: o Roteiro A tem início no CCB/CTU; no Roteiro B, a visita começa no CCE/CCA; o roteiro C tem início no CCH/CESA; e o Roteiro começa pelos cursos do CEFE/CCS/CECA.

Outro diferencial para este ano é a ampliação do horário de visitação. Segundo a diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, integrante da comissão organizadora do evento, o aumento de meia hora é para que os estudantes do período noturno também tenham a oportunidade de conhecer a Feira.

A diretora é também coordenadora o Programa de Formação Complementar: evento como estratégia para solidificação do curso e do profissional de Relações Públicas, que está planejando a parte de estrutura para atender os estudantes visitantes - localização dos banheiros químicos e atendimentos nas Cantinas, além da logística, com a escolha dos pontos de localização e acesso aos Centros de Estudos por meio de placas de identificação.

Monitores voluntários vão orientar os jovens durante a visita ao Campus Universitário

Monitores - Cada Centro de Estudos vai contar com monitores espalhados ao longo do Campus Universitário. A ideia é agilizar a visita dos jovens à Feira. Os monitores também vão auxiliar na recepção dos ônibus e no deslocamento dos grupos pelo Calçadão da UEL.

A organização informa que egressos da Universidade também poderão participar como monitores voluntários. Para isso, basta realizar o cadastro no endereço www.uel.br/prograd/feiradasprofissoes

A proposta é possibilitar que os egressos, agora licenciados e bachareis em diferentes áreas de atuação, possam falar sobre os respectivos cursos de graduação para estudantes do Ensino Médio. Cada participantes receberá um certificado de ações voluntárias emitido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

Edição anterior - Na edição realizada ano passado 12 mil alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Londrina e região foram recebidos no Campus Universitário. A visitação foi realizada nos três períodos: pela manhã foram cerca de 7 mil estudantes, à tarde outros 3 mil e à noite aproximadamente 2 mil visitantes. Foi a primeira vez que o modelo descentralizado foi adotado, com visita aos cursos dos nove Centros de Estudos da UEL.

Organização - A comissão organizadora da 6ª Feira das Profissões é composta por integrantes de projetos e programas da Universidade. São eles: Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE). Também participam a Coordenadoria de Comunicação (COM), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC), Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Núcleo de Acessibilidade (NAC). Ainda foram constituídas comissões nos Centros de Estudos e Colegiados de Graduação, compostas por servidores e alunos no sentido auxiliar no planejamento e logística da Feira das Profissões.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

15h17 PRORH e Escola de Gestão reforçam parceria para oferta de cursos
  09h33 Fundação de Portugal divulga bolsas de pesquisas
  08h48 Inscrições para Curso Especial Pré-Vestibular começam dia 22
  16h48 Colônia de Férias é aberta no CEFE posssui-foto