Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

26/05/2017

Livro retrata vida do maestro Othonio Benvenuto posssui-foto

Obra é de autoria do professor Jorgisnei de Rezende

Foi lançado ontem, quinta-feira (25), no Museu Histórico de Londrina/UEL, o livro "Othonio Benvenuto - Compassos de uma vida". A obra é escrita pelo professor Jorgisnei de Rezende, professor da rede estadual de ensino. A biografia retrata a vida e o legado do maestro Benvenuto pelas cidades em que passou, com destaque para a criação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) e do Departamento de Música do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Devido a problemas de saúde, Benvenuto, 92 anos, não compareceu ao lançamento da biografia. Ele mora atualmente no interior do estado do Tocantins. A esposa, Célia Benvenuto, e os netos do maestro participaram da cerimônia, representando o maestro.

O evento contou com a apresentação do Coro Infantil da UEL, sob regência da maestrina Zuleika Pereira de Arújo, do Coro Adulto da UEL, regido pelo maestro Denis Pereira do Amaral Camargo, e do Coral Unicanto e Madrigal Benvenuto, sob regência do maestro José Mario Tomal.

Vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, falou durante o lançamento

Participaram da cerimônia de lançamento, o vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, o secretário Municipal da Cultura, Caio Julio Cesaro, representando prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, da diretora do Museu Histórico, Regina Alegro, e demais convidados.

Obra - O livro "Othonio Benvenuto - Compassos de uma vida" é organizado em 34 capítulos e dividido em quatro temáticas, conforme as regiões em que o maestro Benvenuto viveu. A primeira parte é a região Nordeste, e retrata o período do nascimento do maestro (1925), na cidade de Jardins, no Ceará, até 1940. A segunda é a Sudeste - período de 1940 a 1973 - em que ele viveu no Rio de Janeiro. A terceira região é a Sul, em que o maestro viveu em Santa Maria de 1973 a 1976, e depois em Londrina, de 1976 até 2001. A última é a região Norte, na cidade de Gurupi (Tocantins), local em que mora atualmente.

TrajetóriaOthonio Benvenuto veio para Londrina em 1976 para lecionar no curso de Artes Plásticas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Além de reativar o Coro da UEL, ele ainda coordenou o grupo até 1990. Benvenuto também criou o coro infantil, chamado de Coro Piás, em 1980. Já em 1984, o maestro deu início à criação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL). O primeiro ensaio foi realizo em março daquele ano. "Ele trouxe conhecimento, outros instrumentos e novidades para Londrina", diz Rezende. Benvenuto foi maestro da OSUEL até 1988, quando ocorreu a divisão entre a seção de música coral e a de música instrumental. A partir da década de 90, dedicou-se exclusivamente à docência, inclusive participou da criação do Departamento de Música do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) - licenciatura plena.

Além disso, fundou também o Coro Municipal de Arapongas, que regeu por três anos. Em reconhecimento as diversas contribuições que deixou por onde viveu, o maestro recebeu o título de cidadão honorário das cidades do Rio de Janeiro, Londrina, Arapongas, e Gurupi (Tocantins).