Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

24/05/2017

Capes divulga seleção de projetos científicos entre Brasil e França

Foram prorrogadas até 1º de junho as inscrições para o Edital nº 4/2017, referente ao programa CAPES/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, com objetivo de estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23).

Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no Edital deverão ser inscritos exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos na página do Programa. A candidatura no Brasil deverá ser apresentada em português. A proposta em francês deverá ser encaminhada pela equipe francesa para o link disponibilizado para este fim pelo Cofecub. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.

Serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir do ano de 2018 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Benefícios - São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no Edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.

O edital completo está disponível no endereço www.capes.gov.br.

(Com informações da Capes).