Londrina, Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024 -  Busca

19/05/2017

Red Zicosur Universitária reuniu reitores de quatro países posssui-foto

Plenária foi conduzida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, presidente da Red Zicosur Universitária

Reunindo reitores e dirigentes da área de internacionalização de mais de vinte universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai, a primeira Plenária da Red Zicosur Universitária de 2017 foi realizada na cidade de Salta, Argentina, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19 de maio). O encontro foi organizado pelo reitor da Universidade de Salta (UNSa), Antonio Fernández Fernández, e presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, eleita presidente da Red Zicosur Universitária para a gestão 2016/2018.

Com conferência de tema "Aplicações de Energias Renováveis", proferida pelo diretor do Instituto de Pesquisa em Energia não Convencional da UNSa, Angél Candorí, a solenidade de abertura, na noite de quinta-feira, contou também com a presença do governador da Província de Salta, Juan Manuel Urtubey, e com dirigentes da Organização dos Estados Ibero Americanos, professores Andrés Delich e Luis Scasso.

Na primeira reunião dos reitores cujas universidades públicas fazem parte da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul - Zicosur, a pauta esteve uma vez mais voltada às ações conjuntas para o incremento da mobilidade acadêmica/docente, estudantil e técnico-administrativa - nas diversas áreas do conhecimento para o intercâmbio de experiências e metodologias, e no estabelecimento de projetos e pesquisas comuns para o fortalecimento do Ensino Superior, como forma de consolidar redes temáticas para a integração e o desenvolvimento social, econômico e cultural desta macro região latinoamericana.

Reitores de mais de 20 Universidades Públicas da América do Sul discutiram o fortalecimento do Ensino Superior e a integração de projetos e pesquisas para o desenvolvimento da região

Com presidência, secretaria e encontros semestrais itinerantes entre países e cidades onde estão instaladas as universidades membros da Zicosur Universitária, a próxima Plenária de Reitores será realizada no final do segundo semestre no Brasil. A universidade eleita foi a Unioeste, que realizará o encontro no campus de Foz do Iguaçu.

14h02 09/05/24 - REVISTA DO MEIO-DIA (UEL FM)
  14h01 08/05/24 - REVISTA DO MEIO-DIA (UEL FM)
  15h09 07/05/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h09 06/05/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)