Londrina, Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017 -  Busca

Pedagoga assume Diretoria de Avaliação da PROPLAN posssui-foto

Sandra Regina ressalta que as avaliações apontam pontos fortes e fragilidades das Instituições de Ensino

A professora Sandra Regina de Oliveira Garcia é a nova Diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UEL, responsável, dentre outros, pela análise e acompanhamento dos dados institucionais da Graduação, Pós-graduação, Extensão e áreas afins. A nova diretora assume no lugar da professora Martha Marcondes, que está em licença pré-aposentadoria.

Sandra Regina é professora do Departamento de Educação desde 1987 na área de Políticas Educacionais, com larga experiência na área administrativa. Sandra foi Coordenadora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Educação do Paraná (2003-2010) e Coordenadora Geral do Ensino Médio na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação no período de 2011-2014. Na área acadêmica a professora Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase na Formação dos Trabalhadores, Educação e Ensino Médio. Desenvolve também projeto de extensão na área de formação de professores da Educação Básica.

Sandra Regina ressalta que as avaliações externas têm o objetivo de apontar pontos fortes e as fragilidades das Instituições de Ensino, orientando assim novas políticas institucionais. "Não se pode ter como orientação apenas estas avaliações, pois muitas vezes elas significam um olhar parcial, mas podem indicar aspectos a serem analisados com base em diferentes parâmetros e avançar qualitativamente na avaliação geral", aponta a professora.

Segundo ela, outra forma de orientar as ações da Universidade se refere à avaliação institucional interna, à autoavaliação, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que se constitui um importante instrumento para que a comunidade universitária opine sobre os resultados finais.

Outro desafio apontado é a avaliação de egressos. O objetivo desta ação é compreender e analisar como os estudantes estão se inserindo socialmente, se o conhecimento vivenciado contribuiu para sua inserção social e produtiva. Há na UEL um sistema de acompanhamento de egressos através do Portal do Egresso, criado em 2006, para acompanhamento e sistematização, além de iniciativas de alguns cursos que realizam ação voltada para os egressos.

Desafios

A PROPLAN em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), junto com os Colegiados dos Cursos têm o desafio de desenvolver novos e efetivos instrumentos de acompanhamento de egressos para coletar a avaliação dos mesmos, principalmente referente aos concluintes dos últimos 5 anos.

"Estes movimentos avaliativos devem estar articulados para que através de diferentes olhares culminem no objetivo da avaliação que é possibilitar a correção das estratégias utilizadas e de apontar os caminhos para a busca da qualidade do trabalho desenvolvido pela Universidade na formação de seus estudantes e com isto contribuir para a inserção social dos mesmos", define a nova diretora.

Apesar das dificuldades ainda existentes em relação à captação dos dados, a PROPLAN /DAAI tem uma infinidade de informações que devem ser melhor utilizadas e disponibilizadas à comunidade universitária, tanto para subsidiar ações, como para pesquisas a serem realizadas.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

11h04 Livros da Eduel serão lançados nesta sexta-feira (20) no Museu Histórico
  10h46 Prorh abre PSS para contração de professores
  10h25 Centro Acadêmico de Comunicação promove encontro com cineasta
  17h05 Edital da ARI oferta 24 vagas para mobilidade acadêmica