Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

18/04/2017

PR tem hoje 200 indígenas nas universidades públicas posssui-foto

A kaingang Damaris Felisbino colou grau no ano passado em Letras Vernáculas

As universidades públicas do Paraná têm 200 estudantes indígenas matriculados no ano letivo 2017. No ano passado sete indígenas concluíram o ensino superior, entre eles a kaingang Damaris Kaininsanh Felisbino, do curso de Letras Vernáculas da UEL. O Dia do Índio, 19 de abril, lembra as origens culturais do Brasil. O Vestibular Indígena, ofertado pelas sete universidades estaduais e a Universidade Federal do Paraná, é uma forma de valorizar essa cultura.

O professor do Departamento de Serviço Social da UEL, Wagner Amaral, presidente da Comissão Universidade para Índios (CUIA), destaca que a formação acadêmica contribui para que os jovens tenham melhores condições de vida. "A presença deles nas universidades aumenta a perspectiva da formação de profissionais que conhecem a realidade de suas comunidades e de seus povos, levando maior qualidade nos serviços de saúde, educação, gestão dos territórios, gestão de políticas e projetos sociais", diz ele.

Segundo o presidente da CUIA, o vestibular está ganhando cada vez mais atenção e importância nas tribos. Nas universidades públicas são ofertadas 52 vagas para os indígenas: seis em cada uma das sete universidades estaduais e 10 vagas na Universidade Federal do Paraná.

"A primeira edição, em 2002, contou com 54 candidatos para 15 vagas. A mais recente edição teve 753 inscritos para 42 vagas. Isso ocorre devido ao significativo crescimento demográfico nas terras indígenas e expansão da oferta de ensino fundamental e ensino médio nas aldeias".

O Vestibular Indígena é organizado no sistema de rodízio, entre as sete universidades estaduais e a UFPR. Em 2017, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) será a responsável pelo processo seletivo. As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de junho a 31 de julho e a estimativa é de ter mais de 600 inscritos.

A seleção é feita em duas etapas: uma prova oral, no 1º dia de outubro, depois, no dia 2 de outubro, uma prova de redação e conhecimentos gerais, com tópicos como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang).

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)