Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

12/04/2017

Campus da UEL está pronto para reinício das aulas posssui-foto

Servidores da Divisão de Zeladoria fizeram limpeza pesada no Calçadão

O ano letivo 2017 da UEL começa oficialmente na próxima segunda-feira (17/04) com a retomada das atividades acadêmicas para cerca de 20 mil alunos da graduação e pós-graduação. Como ocorre no início do ano letivo, estão programas atividades para promover a integração entre os alunos, aulas inaugurais e diversas intervenções como ações solidárias, doação de sangue e arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para instituições sociais.

A programação de recepção dos novos estudantes pode ser consultada no endereço www.uel.br/prograd/?content=trote/programacao.html#. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) vai estar atenta a denúncias de trotes que causem algum tipo de constrangimento, que contraria a Resolução 177/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que proíbe o trote violento. Denúncias poderão ser encaminhadas aos Colegiados dos Cursos, Ouvidoria da UEL ou para a Prograd (43) 3371-4353 e (43) 3371-4363.

Com o objetivo de estimular e reconhecer as melhores iniciativas a Pró-reitoria de Graduação vai promover o Prêmio Boas Práticas, durante a Semana do Estudante Ingressante. As inscrições para o prêmio começam já na segunda-feira (17) e vão até o dia 19 de maio. Nesse período, os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no endereço http://www.uel.br/prograd/?content=trote/premio_boas_praticas/premio_praticas_solidarias.html#.

Passe Livre

A concessionária Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) montou um posto de atendimento exclusivo para os estudantes da UEL no Campus universitário. Alunos que necesssitarem solicitar o cartão de passe livre ou renovar o cadastro devem comparecer ao Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), localizado próximo ao Restaurante Universitário (RU), no horário das 8 às 12 horas ou das 14 às 18 horas.

Para ter direito ao benefício, o estudante primeiramente deve imprimir e preencher o formulário disponível no endereço http://www1.londrina.pr.gov.br.

O documento deverá conter assinatura e carimbo do Colegiado do Curso. O estudante também deverá apresentar documentação pessoal. Mais informações no site www.cmtuld.com.br/. De acordo com a diretora do SEBEC, Betty Finatti, a UEL está cedendo o espaço no intuito de agilizar o processo de cadastro e renovação do cartão passe livre. "É importante ressaltar que nós estamos apenas cedendo o espaço, e que a responsabilidade de apresentar todos os documentos é do aluno", avisa.

Programas de assistência

O Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC) da UEL está selecionando estudantes para os programas de assistência como Moradia no Campus, subsídio para alimentação e a cessão de material odontológico. Interessados podem acessar o edital no site www.uel.br/sebec, onde constam regras, prazos e requisitos para os benefícios. O período de inscrição vai de 17 de abril a 2 de maio. Para o ano letivo de 2017, serão oferecidas 100 bolsas de auxílio-permanência no valor de R$ 300,00 cada, 80 vagas na Moradia Estudantil e refeições com subsídio (desconto no preço do Restaurante Universitário).

Há ainda o programa de empréstimo de materiais odontológicos, exclusivo para estudantes do curso de Odontologia. Podem participar acadêmicos de graduação e pós-graduação. Para o preenchimento das vagas, será feita avaliação socioeconômica.

Melhorias no Campus

Esta semana a Prefeitura do Campus (PCU) reforçou a limpeza e a manutenção nos Centros de Estudos, Laboratórios, vias de acesso e demais unidades. Servidores da Divisão de Zeladoria fizeram uma limpeza mais pesada no Calçadão. Recentemente também houve reforço na segurança. Desde o início deste ano está funcionando a nova Central de Segurança, em frente à Biblioteca Central (BC), localização estratégica devido ao intenso fluxo de estudantes, professores e servidores. A unidade funciona 24 horas e pode ser contatada pelo telefone 0800 400 4474.

Semana Pedagógica

Também na primeira semana de aula será realizada a Semana Pedagógica dos Cursos que tem o objetivo de capacitação professores. A Pró-Reitoria de Graduação e o Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE) prepararam uma lista com temas sugeridos, em que cada em cada Departamento poderá montar sua programação de palestras. Entre os temas sugeridos estão Ferramentas Digitais para a Organização e Produtividade do Docente, Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior e Mapa conceitual como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação.