Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

21/03/2017

Governo apresenta edital para financiar pesquisa e extensão

O Governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (21) investimentos de mais de R$ 100 milhões para 28 chamadas públicas coordenadas pela Fundação Araucária que incluem bolsas de estudos para graduação, pós-graduação e para o exterior e a contratação de 82 projetos vinculados ao Programa Universidade sem Fronteiras, das instituições de ensino superior pertencentes ao Estado. Os recursos resultam da parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária, parceiros do setor privado e Governo Federal.

A solenidade de lançamento, no Palácio Iguaçu, teve a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, com a presença de reitores, professores e pesquisadores. A UEL esteve representada na cerimônia pela reitora Berenice Quinzani Jordão.

"As ações de inovação da comunidade acadêmica garantem um futuro sustentável e vigoroso ao nosso Estado", disse Richa. "Os recursos investidos em ciência, tecnologia e inovação, a credibilidade e os bons projetos de nossos pesquisadores atraem parcerias da iniciativa privada, garantido investimentos importantes no Paraná", ressaltou.

O secretário João Carlos Gomes disse que os investimentos em educação superior e transferência de conhecimento, por meio das ações de extensão, são prioridades no Estado. "A liberação desses recursos faz com que o Paraná atinja um status de um estado que investe em ciência, tecnologia e ensino superior. O governo apoia o desenvolvimento dessa área não só nas universidades estaduais, mas também no sistema federal e no sistema comunitário", ressaltou.

Os 28 editais da Fundação Araucária totalizam investimentos de R$ 98,7 milhões, dos quais R$ 48,4 milhões com recursos do Estado, por meio do Fundo Paraná. O restante vem de parceiros como o Governo Federal e setor privado.

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, explicou que nos últimos seis anos foram destinados R$ 380 milhões para o apoio a projetos de pesquisa. O recurso foi utilizado no financiamento de cerca de 18 mil bolsas, desde o apoio de alunos da iniciação científica até bolsas sênior a professores aposentados, e no apoio de mais de 400 projetos de alta tecnologia.

Os 28 editais da Fundação Araucária serão oficializados nos próximos meses, tendo início já neste primeiro semestre de 2017. Eles são vinculados às seguintes linhas de ação: fomento à pesquisa, verticalização do ensino superior e formação de pesquisadores, e disseminação de conhecimentos.

Os recursos serão aplicados na execução de novos projetos que beneficiam professores, técnicos, alunos da graduação, pós-graduação e recém-formados de universidades públicas estaduais e federais, universidades comunitárias, universidades privadas sem fins lucrativos e institutos de pesquisas sediados no Paraná.

EXTENSÃO - Os 82 projetos de extensão e programas vinculados ao Universidade Sem Fronteiras beneficiarão bolsistas e toda a população atendida nas atividades das instituições estaduais de ensino superior. São projetos nas áreas da saúde, agricultura familiar e agroecologia, inovação e diversidade cultural e inclusão e direitos sociais.

O programa Universidade Sem Fronteiras tem por finalidade contribuir com o cumprimento da função social das universidades estaduais do Paraná. O objetivo é desenvolver projetos de extensão em áreas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Podem participar do programa professores-orientadores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação das universidades públicas do Paraná que irão formar equipes multidisciplinares para atuar nos projetos.

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)