Londrina, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 -  Busca

09/03/2017

UEL se mantém como 4ª estadual do país e 1ª do Paraná

A Universidade Estadual de Londrina manteve sua posição de melhor universidade estadual do Paraná e 4a melhor estadual do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado neste dia 8, junto com o resultado do ENADE 2015 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e informados pela Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEL. Considerando a região sul do país, a UEL ficou em 6º lugar, subindo uma posição, e em 24o na classificação nacional.

No ENADE, a UEL teve quatro cursos com conceito máximo (5), três com conceito 4, e dois com conceito 3. Os cursos com nota 5 são Administração, Ciências Contábeis, Design Gráfico e Direito. Os cursos com nota 4 são: Design de Moda, Jornalismo e Psicologia. E os cursos tiveram nota 3: Secretariado Executivo e Ciências Econômicas.

Alguns destes cursos se destacam, como Design Gráfico, que aparece como o melhor entre as estaduais de todo o país e 2o melhor nacionalmente. Contábeis, Jornalismo, Psicologia e Secretariado também aparecem entre os três melhores entre todas as estaduais do país.

O ENADE é uma avaliação dos cursos de graduação, que representa um indicador da qualidade das graduações oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Em 2015, o INEP avaliou um total de 26 áreas de cursos de graduação (bacharelado e cursos superiores de tecnologia). A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Esses nove cursos foram avaliados no triênio 2009/ 2012/ 2015.

Metodologias - A metodologia do ENADE considera o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Além da prova, também são instrumentos de avaliação um questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, um questionário do estudante e outro questionário direcionado ao coordenador do curso.

O exame é aplicado em estudantes do último ano dos cursos previamente selecionados pelo MEC. O foco, como componente curricular obrigatório, são as competências e habilidades necessárias para a formação profissional.

O IGC é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo INEP/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do ENADE.

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404