Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
09/03/2017  

UEL se mantém como 4ª estadual do país e 1ª do Paraná

Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina manteve sua posição de melhor universidade estadual do Paraná e 4a melhor estadual do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado neste dia 8, junto com o resultado do ENADE 2015 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e informados pela Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEL. Considerando a região sul do país, a UEL ficou em 6º lugar, subindo uma posição, e em 24o na classificação nacional.

No ENADE, a UEL teve quatro cursos com conceito máximo (5), três com conceito 4, e dois com conceito 3. Os cursos com nota 5 são Administração, Ciências Contábeis, Design Gráfico e Direito. Os cursos com nota 4 são: Design de Moda, Jornalismo e Psicologia. E os cursos tiveram nota 3: Secretariado Executivo e Ciências Econômicas.

Alguns destes cursos se destacam, como Design Gráfico, que aparece como o melhor entre as estaduais de todo o país e 2o melhor nacionalmente. Contábeis, Jornalismo, Psicologia e Secretariado também aparecem entre os três melhores entre todas as estaduais do país.

O ENADE é uma avaliação dos cursos de graduação, que representa um indicador da qualidade das graduações oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Em 2015, o INEP avaliou um total de 26 áreas de cursos de graduação (bacharelado e cursos superiores de tecnologia). A primeira aplicação do ENADE ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Esses nove cursos foram avaliados no triênio 2009/ 2012/ 2015.

Metodologias - A metodologia do ENADE considera o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Além da prova, também são instrumentos de avaliação um questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, um questionário do estudante e outro questionário direcionado ao coordenador do curso.

O exame é aplicado em estudantes do último ano dos cursos previamente selecionados pelo MEC. O foco, como componente curricular obrigatório, são as competências e habilidades necessárias para a formação profissional.

O IGC é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo INEP/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do ENADE.


rodapé da notícia

  13h35 24/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h36 23/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h04 20/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h34 19/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h22 18/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br