Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

24/02/2017

Artigo de pesquisadores da UEL é aceito pela Revista Científica Nature

Dois pesquisadores da UEL acabam de ter a confirmação da revista científica interdisciplinar Nature, uma das mais importantes e citadas em todo o mundo, da publicação de um artigo acadêmico que trata do bem-estar em rebanhos de bovinos leiteiros. O artigo foi produzido a partir de estudos realizados em 2012, na University of British Columbia (Canadá), com um grupo de 22 animais da raça Holandesa, de alta genética e produção leiteira.

O estudo foi considerado inédito porque demonstrou cientificamente a motivação dos animais em busca de conforto e bem estar. O artigo é assinado pelos pesquisadores da UEL, Andressa Amorim Cestari e José Fregonesi (do Departamento de Zootecnia), e pelos pesquisadores canadenses Marina Von Keyserlingk, Becca Franks e Daniel Weary.

A pesquisa representou o doutorado de Andressa Amorim, que permaneceu cerca de um ano no Canadá, realizando estudos relacionados ao bem-estar em bovinos de leite. A orientação foi do professor José Fregonesi. No Canadá, o rebanho bovino vive praticamente confinado, em virtude das condições climáticas. No entanto, existe hoje forte pressão social para que os animais tenham uma vida mais natural, podendo passar maior tempo em campo aberto.

Para realizar o estudo, a então doutoranda realizou um treinamento com o rebanho, onde as vacas teriam de empurrar um portão com peso para poder deixar o confinamento do tipo free-stall, que utiliza galpão coberto, com uma cama de areia individual para incentivar a vaca a se alimentar e passar o dia deitada, ruminando. Ela acrescenta que as condições dos espaços fechados são as melhores possíveis, com alimentação abundante (silagem, feno e concentrado), água fresca e cama limpa duas vezes ao dia.

"Os animais tinham de realizar um esforço para ir a campo", salienta a pesquisadora. Para isso foi necessário treinar as vacas. O peso do portão começou com sete quilos e terminou com aproximadamente 50 quilos. A motivação do animal para ter acesso ao recurso em estudo, neste caso o pasto, é medida pelo máximo esforço que ele está disposto a desempenhar. Ao final, o estudo demonstrou cientificamente, ou melhor, quantificou a disposição das vacas leiteiras para trocar o ambiente do confinamento pelo campo aberto, em nome do bem-estar.

Outro teste semelhante, que não entrou no artigo da Nature, mas está incluído na tese de doutorado, mostrou outra situação relacionada à vontade do animal. Neste experimento, a pesquisadora realizou testes individuais e constatou a sociabilidade das vacas, que buscavam se concentrar em grupos a que estavam familiarizadas.

Professor José Fregonesi e Andressa Amorim Cestari

Direito animal - Segundo o professor José Fregonesi, existe diferença entre o conceito de bem-estar e direito dos animais. Ele explica que existem casos claros e evidências de sofrimento e dor em animais, como ocorre por exemplo nas vaquejadas, que foram inclusive consideradas ilegais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no final do ano passado.

O foco dos estudos do professor é o bem-estar de bovinos leiteiros, considerando a saúde e o estado afetivo do animal, além de melhorar suas condições dentro dos sistemas de produção. De acordo com Fregonesi, mesmo animais altamente produtivos - como as vacas leiteiras canadenses, que podem chegar a 35 litros/dia, mesmo já em estágio final de lactação - não necessariamente estão 100% saudáveis. Isto porque a alta produção reflete outros problemas como alteração metabólica, por exemplo. "Esta alta produtividade traz impactos, o que defendemos é o bem-estar em nome de uma vida longa e produtiva", compara o professor.

Fregonesi realizou o pós-doutorado na UBC em 2007, abrindo posteriormente o caminho para que outros pesquisadores da UEL pudessem realizar estudos nesta Universidade, considerada uma das mais importantes na área de bem-estar animal. Além de Andressa, que assina o artigo na Nature, outros 15 estudantes de graduação e pós-graduação da UEL já realizaram estudos no Canadá.