Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

21/02/2017

UEL integra programa de mobilidade de países americanos

Nove estudantes de seis países (Colômbia, Haiti, Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Chile) participam do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) e da Organização dos Estados Americanos que busca incentivar o intercâmbio e a mobilidade estudantil. Os estudantes iniciaram os estudos na UEL no primeiro semestre de 2016, em programas das subáreas de Física, Engenharia Elétrica, Odontologia, Matemática Aplicada, Serviço Social, Estudos da Linguagem, Letras e Ciências da Reabilitação.

O Programa de Alianças para a Educação e Capacitação OEA teve início em 2014, quando a UEL recebeu seis estudantes da Colômbia, Bolívia e Venezuela, além de outro da Venezuela, em 2015. Em três anos, um total de 23 estudantes de pós-graduação foram ou estão sendo beneficiados. Estes estudantes são provenientes de nove países americanos.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), professora Telma Gimenez, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio do PAEC, decidiram apoiar estudantes graduados em nível superior das Américas mediante a oferta de bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado. Os programas de pós-graduação disponibilizam bolsas CAPES para estudantes estrangeiros que são selecionados para cursar mestrado ou doutorado em Instituições de Ensino Superior parceiras.

Além do grupo que está na UEL desde o ano passado, a partir do primeiro semestre deste ano, a UEL deverá receber outros cinco estudantes da Colômbia, Equador e Nicarágua, contemplados com bolsas nos programas de Ciência Animal, Letras, Administração e Ciência da Informação e outros dois do Equador e Panamá, no segundo semestre.

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)