Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

15/02/2017

Novas incubadas da Intuel atuam nos setores da agricultura e games

A partir desse ano, quatro novos projetos passam a fazer parte da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (INTUEL). Voltados para agricultura e games, os empreendimentos atuam com propostas com alto potencial de inovação. Com a entrada na incubadora, os empreendimentos passam a receber suporte em gestão e mercado, por meio de cursos e capacitações específicas, além de estrutura física para desenvolver o negócio.

A Intuel trabalha com ciclos de planejamento, qualificação, consultorias e monitoramento de projeto. Entre os quatro novos empreendimentos, três atuam no setor do agronegócio, são eles EvolveTI, AgricomScience e Agribela. O objetivo geral é criar soluções inovadoras para o campo, no entanto, cada uma tem um foco diferente. É o caso da EvolveTI, que vai desenvolver um equipamento metereológico portátil para que as operações agrícolas sejam mais eficientes.

Já a AgricomScience tem como foco a criação de um software de emissão de laudos para registro de produtos fitossanitários. A Agribela é voltada para soluções tecnológicas no manejo integrado de pragas, com o produto Biodrop, uma nova ferramenta de liberação de inimigos naturais para o controle de pragas. Com a entrada dos novos projetos, a Intuel passa a contar com seis empresas atuando no setor agrícola.

Saúde e inovação - Trazendo o conceito de health game para a incubadora, a empresa Chimera Games vai desenvolver o Gamellito, um jogo virtual para auxiliar profissionais da saúde e pais no tratamento de crianças com diabetes. O propósito do negócio é melhorar o conhecimento sobre a doença, e complicações relacionadas a ela e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

Intuel - O objetivo da incubadora é fomentar o crescimento desses negócios e com isso gerar impactos econômicos, principalmente locais. Só no ano passado as empresas da Intuel geraram 55 empregos e tiveram um faturamento total de R$2,63 milhões, rendendo R$ 278 mil em impostos.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sistema Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no ano de 2016 as empresas incubadas e graduadas (que saíram de incubadoras) tiveram um faturamento de mais de R$ 15 milhões e geraram mais de 53 mil empregos diretos no país.

Atualmente, 13 empreendimentos estão em fase de desenvolvimento na Intuel. Eles atuam nos setores de varejo, agronegócio e residencial.

(Com informações da Intuel)