Londrina, Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 -  Busca

28/11/2016

Programa Bom Negócio Paraná tem novo edital

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) lança mais um edital do Programa Bom Negócio Paraná voltado à capacitação de pequenos e microempresários. São mais de R$ 2 milhões para o desenvolvimento de até 14 projetos com valores que variam de R$ 120 mil a R$ 160 mil. O prazo para submissão das propostas é de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Desde que foi lançado em 2012, o Programa Bom Negócio Paraná já capacitou cerca de 20 mil pessoas em cerca de 270 cidades do Paraná. O curso oferecido aos empreendedores, através dos núcleos existentes nas universidades públicas estaduais, está atraindo um número cada vez maior de interessados e contribuindo para o crescimento e recuperação de muitos negócios em várias regiões do estado.

"As capacitações têm despertado o espírito empreendedor e qualificado as pessoas que já são empreendedoras em todo o estado, além de oportunizar a abertura ou ampliação dos negócios, fomentando também a economia da região", destacou a assessora de Projetos Estratégicos de Gabinete da Seti, Sandra Cristina Ferreira.

Nos cursos, presenciais e a distância, os pequenos e médios empreendedores têm acesso aos módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica. O curso é o único voltado aos empreendedores com todos os módulos e material totalmente gratuitos.

Edital - Podem participar com propostas de projetos as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) UEL, UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e UNESPAR. As propostas deverão ser apresentadas por coordenador-autor vinculado a IEES, que deverá ser graduado em um dos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Direito. A equipe deverá ser inter/multidisciplinar, atendendo ao número de bolsistas específico a cada núcleo.

As bolsas são voltadas para o professor extensionista que orienta as atividades (no valor de R$ 1.030,00), estudantes de graduação (no valor de R$ 745,00) e recém-formados (no valor de R$ 2 mil), em um plano de trabalho com duração prevista para 12 (doze) meses de execução.

O prazo para submissão das propostas é de 29 de novembro a 1º de dezembro no site www.sigseti.net.br. A análise, seleção e ajustes das propostas deverão ocorrer até 5 de dezembro, com envio da documentação completa, adequada e assinada por SEDEX até 9 de dezembro. A partir de 10 de dezembro serão publicados no site www.seti.pr.gov.br, o resultado da seleção.

Programa - O programa Bom Negócio Paraná oferece o curso nas modalidades presencial e a distância (EaD). No total, são 68 horas divididas nos módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica. No EaD, além dos específicos, há ainda a oferta do módulo especial de Introdução ao Ambiente Virtual, como forma de permitir ao aluno uma compreensão melhor de como trabalhar numa plataforma de Ensino a Distância e tirar melhor proveito do curso.

Os empreendedores que participam do programa têm acesso às linhas de créditos de baixo custo do Fomento Paraná. Na instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, as taxas de financiamento são menores. A instituição atua no financiamento aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte do Paraná.

(Com informações da SETI)