Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

24/10/2016

Congresso sobre formação de professores reúne 720 participantes

Mais de 720 estudantes, professores e pesquisadores de 11 países participam a partir desta terça-feira (25) do VI Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL), que prossegue até esta quinta-feira (27), no Campus da UEL com conferências, mesas redondas, simpósios e sessões de comunicações.

Estão previstos também lançamentos de livros e publicações científicas, com nomes representativos da área. A iniciativa envolve a UEL, UEPG, além do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Informações no endereço http://www.viclafpl.com.br.

A conferência de abertura será nesta terça, a partir das 10 horas, no Anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com a professora Cynthia Lewis, da University of Minnesotta. A palestra será por vídeo conferência com o tema Emotion in Motion: Meaning, Signs, and Discourse.

As demais atividades serão realizadas nas salas de aula e na estrutura montada no Centro de Ciências Humanas (CCH). O tema central do evento será Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. O CLAFPL surgiu para atender a área de formação de professores na Linguística Aplicada e demais áreas. O evento representa um espaço para a discussão acadêmica sobre os desafios e problemas enfrentados pelos pesquisadores e professores envolvidos com formação de professores de línguas.

Lançamento - Também nesta terça-feira, será lançado o primeiro livro internacional da Editora da UEL (EDUEL), English in Brazil: views, policies and programs, organizado pela professora Kyria Finardi, da Universidade Federal do Espírito Santo. O lançamento ocorre a partir das 19h30, na tenda montada no CCH.

O livro discute temas como o impacto da globalização, as noções de poder em relação às línguas e políticas linguísticas do país, descrevendo não só as visões em relação às línguas, mas também o panorama histórico do ensino, passando pelo Programa Idiomas sem Fronteiras, produção de materiais didáticos e as tensões nos discursos associados à internacionalização, e à visão do inglês como língua franca no ensino superior brasileiro.

Apoio - O congresso conta com apoio do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade (FAUEL), Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL), Capes e CNPq.