Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

21/10/2016

UEL assume a presidência da Rede Zicosur Universitária posssui-foto

Reitora Berenice Jordão assume a presidência da Rede substituindo a Rodolfo Tecchi (centro), da Universidade de Jujuy, Argentina, tendo como seu vice o reitor da Universidade de Canindeyú, Paraguai, Adolfo Pacher

A reitora da Universidade Estadual de Londrina, Berenice Quinzani Jordão, assumiu a presidência da rede que reúne atualmente 33 universidades públicas instaladas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai, países membros da Zona de Integração do Centro Oeste Sulamericano - Zicosur Universitária.

Ela assume a direção da Rede em substituição a Rodolfo Tecchi, reitor da Universidade Nacional de Jujuy (UNJU), Argentina, e tem como seu vice-presidente o reitor da Universidade Nacional de Canindeyú (UNICAN), Adolfo Pacher, que foi reconduzido ao cargo para a gestão dos próximos dois anos.

A escolha e posse dos novos dirigentes ocorreu durante a 2 Plenária de Reitores da Zicosur Universitária 2016, sediada pela UNICAN entre os dias 13 e 14 de outubro, em Salto del Guairá, Paraguai. Encontro em que participaram reitores, dirigentes e assessores de Relações Internacionais de mais de 20 universidades.

Em sua mensagem de agradecimento pela confiança depositada pelos demais reitores em seu trabalho, Berenice Jordão falou sobre a responsabilidade do cargo, reiterando sua importância e representatividade não apenas para a UEL, como também para as demais universidades estaduais paranaenses. "Esta rede envolve as sete IEES do Paraná, e é a experiência acumulada deste nosso sistema de Ensino Superior, que já trabalha em rede, que vamos utilizar para buscar fortalecer ainda mais a Zicosur Universitária".

Segundo ela, este fortalecimento se dará por meio do incremento na mobilidade acadêmica de estudantes e docentes, e na integração de programas e projetos de pesquisas e de extensão desenvolvidos pelas diferentes instituições internacionais, que são de áreas e/ou interesses comuns entre os países. Possibilitando, desta forma, agilidade na transferência e no intercâmbio de conhecimento científico, facilidade de acesso a processos tecnológicos inovadores e melhorias para a promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico desta zona de integração.

"Com base no que foi construído até o presente, vamos buscar avançar no programa de mobilidade estudantil e docente entre as Universidades componentes da Zicosur, para a criação de uma rede estruturada de pesquisa conjunta; organizar e disponibilizar melhor as informações sobre cada uma das instituições parceiras; fomentar o melhor conhecimento de temas de importância para o desenvolvimento social desta região geográfica; além de constituir um braço relevante junto a Zicosur Governo", completa a nova presidente da Rede.

Plenária de Reitores que elegeu a UEL para assumir a presidência da Zicosur Universitária foi realizada em Salto del Guairá, dias 13 e 14 de outubro

Plenária de Canindeyú - Sediada e organizada pela reitoria da Universidade Nacional de Canindeyú (UNICAN), a segunda Plenária de Reitores da Zicosur Universitária deste ano - a Rede realiza uma plenária por semestre - foi aberta na noite de 13 de outubro com duas conferências. A primeira, intitulada "A influência do Manifesto de Córdoba", foi proferida pelo docente historiador Herid Caballero, que fez uma análise do impacto deste manifesto cem anos depois, considerando os diferentes desafios que enfrentam atualmente todas as universidades públicas dos países membros da Rede.

E o reitor da Universidade Nacional de Itapúa (UNI), também presidente do Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai (CONES), Dr. Hildegardo Gonzáles, na segunda conferência da noite, em que expôs e narrou sobre a educação superior em seu país, também traçou os pontos comuns, em especial os de conflito, entre as instituições dos cinco diferentes países ali representados pelos reitores presentes.

Na continuidade dos trabalhos da plenária, no dia seguinte os reitores destacaram dois pontos da pauta. O primeiro, uma proposta apresentada pela UEL, em estabelecer uma equipe de trabalho formada pelos assessores e dirigentes de relações internacionais das universidades para agilizar e melhor operacionalizar os programas de mobilidade estudantil e docente. Aprovada, cada uma das universidades designará, até o final de outubro, um coordenador local como encarregado para tratar especificamente dos assuntos relacionados à mobilidade acadêmica, assim como participará ativamente em reuniões periódicas, que podem coincidir ou não, com as plenárias de reitores.

Seminário - Outro ponto acordado foi que no início de 2017 será realizado um seminário sobre Energias Renováveis. Neste encontro, com local e data ainda a ser definidos, e que já será organizado pela secretaria da presidência em conjunto com a secretaria permanente da Rede, participarão todas as universidades que têm projetos de pesquisas em andamento ou já realizados sobre o tema, assim como programas de mestrado e doutorado. O objetivo é conhecer quais as linhas de estudos, pesquisas e trabalhos existentes neste tema que é também de interesse do Zicosur Governo, demonstrado e acordado em convênio com a Rede Universitária na plenária realizada na Universidade de Antofagasta (Chile), em maio deste ano.

Também se estabeleceu neste encontro de reitores realizado em Salto del Guairá, que a primeira Reunião Plenária de Reitores de 2017 será em Salta, na Argentina, a cargo do reitor Antonio Fernández Fernández, da Universidade Nacional de Salta, com data ainda a ser estabelecida.