Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

23/09/2016

Profissional fala sobre Inteligência Geográfica posssui-foto

Iniciativa reuniu estudantes de diversas áreas

O tema Inteligência Geográfica foi o destaque da palestra proferida ontem, quinta-feira (22), pelo geógrafo Abimael Cereda Junior, representante oficial do software ESRI/ArcGIS no Brasil. O evento foi realizado no prédio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), localizado no Campus Universitário, com o objetivo de apresentar a plataforma ArcGIS, que pode ser utilizada em pesquisas e no desenvolvimento de aplicativos.

O software ArcGIS permite visualizar espacialmente variados tipos de dados e informações, possibilitando análises e criação de mapas interativos. O Sistema de Informações Geográficas auxilia na tomada de decisões para planejamento e gestão, por meio da visualização de infraestruturas, dados demográficos, cadastro de lotes, edifícios.

A tecnologia também ajuda na criação de planos de marketing, otimização de sistemas de distribuição e logística, avaliação de mercados e produtos, mapeamento de localização de espécies animais e vegetais.

A iniciativa é voltada para estudantes de todas as áreas, interessados em uma visão mais abrangente da chamada Inteligência Geográfica.

Nesta sexta-feira (23), uma segunda palestra é direcionada a professores e pesquisadores. A promoção é da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), em parceria com o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), e a empresa Júnior TerGeo Consultoria Ambiental, do Departamento de Geociências, do CCE.

Mais informações no e-mail inteligeo2016@gmail.com.