Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

19/08/2016

Hemocentro alerta para intervalo após vacina da dengue posssui-foto

Em média 30 % dos doadores do Hemocentro têm entre 15 e 27 anos

A Coordenação do Hemocentro Regional de Londrina alerta sobre cuidados necessários para doadores de sangue que pretendem tomar a vacina contra a dengue. A campanha prossegue até o próximo dia 3 de setembro, na rede pública de saúde. Segundo o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, doadores que pretendem tomar a vacina, devem primeiramente, doar o sangue, uma vez que é necessário um intervalo de quatro semanas entre a vacina e a doação.

De acordo com o coordenador, a campanha é importante e necessária, mas é preciso que doadores estejam atentos para não comprometer os estoques do hemocentro. "Precisamos que as pessoas doem antes de tomar a vacina, pois poderão voltar a doar sangue novamente somente depois de respeitar o intervalo de quatro semanas", reforça o médico.

O intervalo, conforme Trigo, é necessário porque a vacina contém o vírus vivo inativado. Em uma pessoa saudável não há problema do vírus circular na corrente sanguínea, "porém, em um paciente debilitado, mesmo sendo um vírus inativo, podem ocorrer consequências", conta.

Trigo também ressaltou que a preocupação é grande porque se o Hemocentro ficar duas semanas sem receber doação, por exemplo, já estará trabalhando com déficit.

A campanha de vacina contra a dengue em Londrina está sendo realizada para a faixa etária entre 15 e 27, idade que representa em média 30 % dos doadores do Hemocentro do HU. Mensalmente, o Hemocentro recebe mil doações. O Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina abastece além dos hospitais de Londrina, várias unidades de saúde de 16 municípios da área de abrangência da 17ª Regional de Saúde.