Projeto foi elaborado por três alunas do curso de Design Gráfico, do CECA
A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) divulgou nesta sexta-feira (1º), a identidade visual (layout) do Vestibular 2017. O projeto escolhido foi produzido pelas alunas Juliana Azevedo, Heloisa Barbosa e Marina Ferraz. Elas são do 3º ano do curso de Design Gráfico, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
Com 128 pessoas votantes, o projeto vencedor obteve 81 votos, e retrata a diversidade da flora do Campus Universitário e a fauna do Paraná. As estudantes contam que se basearam em informações repassadas pela COPS, no dia do briefing, ocorrido no mês de abril. A partir disso, as jovens elaboraram o projeto. Segundo elas, sem a presença da figura humana ou esteriótipos.
As alunas contam que buscaram juntos a professores do curso de Agronomia (CCA) e Biologia (CCB), catálogo de animais e plantas da UEL e do estado. A pesquisa resultou no levantamento de uma variedade de pássaros, borboletas e plantas. Também foi usada a técnica de gravura de topo, em um pedaço de tronco de árvore é pintado, e depois aplicado (impresso) no papel. Ao redor da gravura da madeira impressa, foram colocados os animais e demais elementos.
As jovens relatam que a cooperação e o esforço entre os grupos marcaram a trajetória de elaboração dos projetos, com o objetivo de representar a UEL. "Não é só um projeto local, do curso. É um projeto sério, com cliente, que é a Universidade. É um peso muito grande", afirmam elas.
Ao todo 20 alunos do curso de Design Gráfico participaram do concurso que é realizado todos os anos. O resultado foi a elaboração de sete projetos. O segundo colocado obteve 76 votos, e o terceiro, 48. A votação foi feita por estudantes e professores do curso de Design Gráfico, alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação e Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV), servidores da COPS e outros participantes, envolvidos com a organização do Vestibular.
As estudantes vencedoras do concurso terão os nomes vinculados ao material ligado ao layout do Vestibular 2017. Ou seja, além do cartaz, material impresso e digital, para divulgação dos prazos de inscrição e datas de realização das provas, nas redes sociais Facebook e Instagram, bem como teaser (vídeo de divulgação).
Parceria - A parceria para elaboração do layout do Vestibular da UEL existe há 13 anos. O trabalho é realizado em conjunto com a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), organizadora do concurso, e o curso de Design Gráfico, que lança o desafio aos alunos. As propostas de layout são submetidas anualmente à avaliação de um júri. A parceria rende ao Departamento de Design o valor de R$ 8 mil, recurso que será revertido para melhorias na área acadêmica.
Na avaliação da professora Cristina Bulhões, os sete trabalhos imprimiram ao processo qualidade e profissionalismo. "O cartaz vencedor representa muito bem a UEL e reflete um trabalho profissional e sério. Fica evidante a preocupação com a informação", afirma.
Elaboração - Todo o processo de planejamento e elaboração do material de divulgação do Vestibular 2017 conta com a coordenação e orientação dos professores do Departamento de Design, Rosane Martins, que ministra a disciplina de Projetos, Rogério Gomes, responsável pela Produção e Análise de Imagem, Cristiane Affonso, da disciplina de Ilustração Aplicada, e Marcelo Andreo, responsável pela disciplina Design em Movimento.
Participaram da solenidade de divulgação do resultado os professores do curso de Design Gráfico - Rogério Zanetti Gomes, Cristiane Zerbetto, além da profesora Paula Hatadami, do curso de Design de Moda, servidores da COPS, e os grupos envolvidos na produção dos cartazes.
UENP - Segundo o professor Rogério Gomes, o Colegiado de Design vai expandir a atividade para outra universidade do Paraná. "A UENP nos procurou para fazer a identidade visual do Vestibular deles", afirma. Da mesma forma que na UEL, os alunos do curso participarão de um concurso e produzirão a identidade do vestibular no próximo ano.
Texto e foto: Beatriz Botelho