Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

30/06/2016

Festival de Música apresenta pré-abertura neste domingo (3)

Serão realizados ao todo 74 eventos durante os 15 dias de Festival

"Paixão pela Música" é o tema do 36º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), que será realizado de 7 a 21 de julho, e vai proporcionar oportunidade de atualização para estudantes de todo o país, além de apresentações em teatros, igrejas, bares e locais públicos. Estão programados aproximadamente 74 eventos durante os 15 dias de festival. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Cultura de Londrina e Casa de Cultura da UEL.

A maratona musical será aberta com o Quizomba Junino neste domingo (3), na Vila Cultural Kinoarte, como pré-evento do Festival de Música. A abertura oficial, no entanto, está marcada para o próximo dia 11, reunindo a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), coros londrinenses e convidados como Julija Botchkovskaia (piano), Gustav Frielinghaus (violino) Antonio Del Claro (violoncelo) e Mirna Rubim (voz). O concerto será na Catedral Metropolitana, sob a regência de Alessandro Sangiorgi.

Pelo segundo ano, o festival terá a participação da Orquestra Sinfônica Jovem, formada durante o festival por jovens músicos provenientes de projetos socioeducativos culturais - Projeto Guri (SP), Ação Social pela Música do Brasil (RJ), Orquestra Villa Lobos - Instituto Cultural São Francisco de Assis (RS) e Orquestra Jovem Paquetá (RJ). A regência será do maestro espanhol Josep Caballe Domenech, com apresentação marcada para 21 de julho.

O grupo Neuma Ensemble, projeto desenvolvido dentro da Casa de Cultura da UEL, retorna este ano à programação do Festival, apresentando um concerto com obras de origem judaico e cristã dos séculos VI ao XV. O grupo é formado pelas sopranos, Marjorie Báccaro e Thaís Cristine, o alaudista e barítono, Pedro Augusto Liro e o diretor do grupo, Plínio Machado, que toca a Vièlle Medieval.

Dentre os destaques da música brasileira está a violonista e cantora Badi Assad, que se apresenta no dia 8 de julho. Ainda falando em música brasileira, o Trio Turuna, também integra a programação deste ano. Formado por Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Paulo Aragão (violão), professores da Escola Portátil de Música (EPM), o grupo trabalha com repertório de choro em que figuram compositores como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth.

A programação inclui ainda o espetáculo All That Jazz, uma verdadeira Jam Session com músicos de renome como Edu Ribeiro (bateria), André Siqueira (guitarra), Fabio Torres (piano), Josué dos Santos (saxofone) e Gabriel Zara (contrabaixo elétrico e acústico). Um dos grupos musicais com reconhecido trabalho no Brasil e no exterior, o Quinteto Villa-Lobos, também estará em Londrina. Fundado em 1962, atualmente é formado por Rubem Schuenck (flauta), Paulo Sergio Santos (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). Para o 36º FIML, o quinteto interpretará três das mais significativas obras do repertório brasileiro e internacional para quinteto de sopros.

August Klughardt, autor alemão raramente apresentado no Brasil, se junta ao mais importante compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, e a Oscar Lorenzo Fernandez, que escreveu a primeira obra para quinteto de sopros no Brasil, aqui apresentada. Em Londrina o grupo contará com a colaboração de Rodrigo Herculano (oboé).

A programação completa pode ser acessada no site www.fml.com.br.