Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

27/06/2016

Seminário destaca acervos de Culturas indígenas posssui-foto

Seminário prossegue até quinta-feira (30), no Museu Histórico de Londrina/UEL

Foi aberto nesta segunda-feira (27) o "Seminário sobre Culturas Indígenas e Patrimônios Museológicos do Paraná", cujo objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre os acervos das culturas indígenas conservadas nos museus de Londrina e região. O evento prossegue até a próxima quinta-feira, dia 30, no Museu Histórico de Londrina/UEL.

Para a curadora do Museu Histórico, Regina Célia Alegro, o Seminário tem a finalidade de refletir sobre a presença dos indígenas, além da representação no norte do Paraná, dando um enfoque especial nos espaços dos museus. Segundo ela, faz parte de um esforço de reflexão sobre o uso do museu, problematizar as percepções e discutir o que a história nos ofereceu.

A professora ainda ressalta que esta reflexão é de grande importância devido ao momento atual em que vivemos. "Embora a presença dos indígenas na região esteja sendo percebida com maior força, muitas vezes isto acontece por meio de formas e modos que distorcem a imagem do índio", completou. Outro foco do Seminário é o direito à memória, que deve ser igual entre todos os povos, reforçando assim as identidades dos índios.

Com o tema "Qual a importância do mais velho?", a primeira palestra do dia foi conduzida por Lucilene de Melo (Terra Indígena Vanuire), que destacou que seu papel ali era o de levantar questionamentos acerca do tema e dos povos indígenas, explicando qual a importância do aprendizado com os mais velhos e a preservação da história e cultura através do aproveitamento dos espaços disponíveis. "O mais velho é uma fogueira acesa. Se não for alimentada com madeira nova vai se apagar, restando apenas cinzas. E as cinzas, o vento leva."

Participaram da cerimônia oficial de abertura do Seminário, Ronaldo Baltar, diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), Richard Gonçalves André, chefe do departamento de História, e a professora Claudia Martinez, do Departamento de História, do CCH.

Programação - Ao longo do seminário serão realizadas palestras de Robson Antônio Rodrigues (Fundação Araporã), que discutirá "Análise arqueológica e identificação de cerâmicas pertencentes à coleção do Museu Histórico de Londrina"; Lucio Tadeu Mota, que falará sobre "Etnohistória, História Indígena e o estudo dos povos Jê na região do Paraná"; Carlos Roberto Appoloni com os "Métodos não destrutivos no Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico"; Leilane Patrícia de Lima (pós-doutoranda do MAE/USP) e a apresentação de dados sobre sua pesquisa "Exposições museais no norte do Paraná e centro-oeste de São Paulo". Richard Madgwick, da Cardiff University (UK) deve fazer o encerramento do seminário, discutindo o tema "Ciência do passado humano: abordagens para a dieta, clima emovimento".

Também será lançado o documentário 'g'n (Nossa Casa), criado pelo Centro de Memória e Cultura Kaingang e Comunidade Indígena Kaingang TI Apucaraninha.

Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082 e 3324-4641